CAMP NOU







Inauguração 


Inaugurado em 24 de Setembro de 1957, quando o Fútbol Club Barcelona abandonou seu antigo Estádio de Les Corts por este ser muito pequeno, a primeira partida no novo estádio foi um amistoso entre o clube e uma seleção de Varsóvia, com vitória catalã por 4 a 2. No primeiro jogo oficial, válido pela segunda rodada do Campeonato Espanhol de Futebol da temporada 1957-1958, entre Fútbol Club Barcelona e Real Jaén, com uma vitória de 6 a 1 para a equipa catalã.

Foi projetado por Francesc Mitjans (1909-2006), nascido na cidade de Barcelona. O arquiteto é figura-chave para interpretar a renovação da arquitetura catalã a partir da década de 1950.


Instalações 


O Camp Nou passou por algumas reformas. Em 1981, o estádio foi ampliado para 150 000 lugares para a Copa do Mundo FIFA de 1982, disputada na Espanha. Em 1998, visando a obedecer as normas da União das Federações Europeias de Futebol, substituiu as áreas onde torcedores ficavam de pé por assentos, diminuindo sua capacidade para exatamente 99 354 lugares. É o 5º maior estádio de clubes do mundo e o maior do continente.

O Camp Nou é um dos estádios espanhóis catalogados com "Cinco Estrelas" pela União das Federações Europeias de Futebol. No estádio, estão localizados a sede social e administrativa do FC Barcelona e o museu do clube. Fora isso, o complexo esportivo conta com um outro estádio, o "Mini Estadi" (com 20 000 lugares); o estádio da equipe-base do "Barça"; o do Barça B; um ginásio multiuso para 8 000 pessoas e dormitórios para os jogadores das categorias de base do clube.