Barça Vs Rayo Vallecano: um monólogo quase desinteressante



Por Lui Chaves 

Em busca de manter a liderança da Liga, o Barça enfrenta o Rayo Vallecano amanhã, às 16:45 (Brasília), em Madrid, no Estádio Vellacas. Ao contrário dos outros dois clubes de Madrid, o Rayo não costuma oferecer nenhum tipo de resistência, fato provado pelos números. 

O primeiro encontro

A primeira vez que essas duas equipes se enfrentaram foi na temporada 1977/1978, ano em que o Rayo disputou pela primeira vez a divisão de elite do futebol espanhol. A partida foi realizada no palco do jogo de amanhã, o estádio Vellacas, e terminou empatado em 1 a 1; com gols de Francisco Carrasco pelo Barça, e Manuel Clarés em favor dos donos da casa. 

Último jogo

Com as últimas andanças do Rayo Vallecano pelas divisões de acesso, já fazem mais de dois anos que os dois times não se cruzam, a última vez foi no dia 03 de março de 2016, pela 27ª rodada da Liga 2015/2016. A partida terminou com um sonoro 5 a 1 em favor do Barça, em pleno o Vellacas. Messi foi o nome do jogo, marcando três vezes. Aquele foi o ano do último rebaixamento do Rayo Vallecano, que conseguiu o acesso para voltar à elite apenas na temporada passada. O Barcelona terminou aquela edição da Liga com o título, algo nada incomum, principalmente nos últimos 20 aanos. 

Última vitória do Rayo Vallecano

O último triunfo do Rayo aconteceu na temporada 2002/2003, em jogo disputado também no estádio Vallecas. O técnico do Barcelona era o holandês Louis Van Gaal, que não foi capaz de comandar o tima à vitória esperada. Aquele foi um jogo em que o famoso "quem não faz toma" deveria ter sido respeitado, pois mesmo finalizando mais de 20 vezes ao gol do goleiro Etxeberría, o Barça não conseguiu marcar. Sendo assim, aos 20 minutos da segunda etapa, o atacante Askoitia fez o gol da vitória dos bukaneros

Números gerais 


O Barça domina amplamente o confronto. Em 34 jogos, os culés venceram 22 vezes, com apenas 4 vitórias dos madrilenhos e 8 empates. O maior clube do mundo marcou 108 gols sobre rival,  sofrendo apenas 29 tentos. O maior artilheiro do confronto, pra variar, é Lionel Messi. O camisa '10' culé balançou as redes 15 vezes em apenas 10 partidas contra os bukaneros; uma média de 1,5 gols por jogo. O Barcelona também aplicou a maior goleada desse confronto em 1979, um imponente 9 a 0 em jogo disputado no Camp Nou. Os dois times jamais se enfrentaram por outra competição que não fosse a Liga nacional.  

Atualidade

O Barcelona é amplo favorito para a partida de amanhã, pois além de todos motivos que sabemos, como elenco, investimentos, etc, os blaugranas vem motivados após atropelar o Real Madrid no último domingo (28). As últimas notícias sobre as condições de Lionel Messi também são bastante animadoras, fazendo com que a torcida espere uma grande apresentação às vésperas da volta de seu grande nome. O Barcelona lidera a liga com 21 pontos, 1 a mais que o segundo colocado, e sabe que uma vitória é imprescindível para os planos de se manter na ponta. 

Por outro lado, o Rayo Vallecano amarga mais uma luta contra o descenso. O time está na penúltima posição com apenas 10 pontos, e precisa desesperantemente somar pontos. A equipe já perdeu 6 vezes na competição, marcando apenas 10 gols e sofrendo 20. Se a lógica prevalecer, o Barcelona deve passear em Madrid na noite deste sábado.