A última vez que o Barça derrubou a Inter no San Siro




Nos anos 60, poucas eram as equipes que conseguiam disputar a Liga dos Campeões da Uefa, na época, conhecida como "Taça dos clubes campeões da Europa". Como o nome sugere, apenas o campeão nacional das principais ligas nacionais europeias se qualificavam para a disputa do torneio. Com isso, uma competição tinha relativa importância na época, a "Taça das cidades com feira",  hoje conhecida como Uefa Europa League. 

E foi exatamente por essa competição que aconteceu a única vitória do Barcelona sobre a Internazionale de Milão no Estádio San Siro. Isso mesmo, o Barcelona não vence a Inter no San Siro há quase meio século. Mesmo tendo uma larga vantagem na somatória dos confrontos, o Barcelona conseguiu vencer os italianos em Milão em apenas uma oportunidade, assim como a Inter, que foi capaz de vencer o Barça no Camp Nou apenas uma vez. Foram 11 jogos no total, com 6 vitórias do Barça, 2 vitórias da Inter e 3 empates. O Barcelona marcou 19 gols e sofreu 8. 

Inter de Milão 2x4 Barcelona, dia 30 de setembro de 1959. 


A partida era válida pelas quartas de finais daquela edição, que acabaria com o título do Barça alguns meses mais tarde. 

O Barcelona entrou em campo com a seguinte formação: Ramallets; Rodri, joan Segarra, Gracia, Gensana, Luís Suárez, Ferran Olivella, Tejada, Ladislav Kubala, Eulogio Matínez e Zoltán Czibor. Treinador: Helenio Herrera. Aquele foi um dos grandes times da história do Barcelona, que acabou não conseguindo conquistar um título da principal competição europeia por detalhe, pois foi contemporâneo à ditadura militar e, apesar de muitos ignorarem o fato, ele fez toda a diferença. 

Infelizmente não temos registros de como foi o jogo em números gerais, mas sabemos quem foram os goleadores. Eulógio Martinez abriu o placar para o Barça aos 7' minutos do primeiro tempo. Aos 5 minutos da etapa final, Eddie Firmani empatou para os italianos. Ladislav Kubala, um dos maiores nomes da nossa história, colocou os blaugranas na frente do marcador aos 6 minutos. Mário Mereghetti, 7 minutos depois, aos 13', voltou a deixar tudo igual. Mas o Barça tinha Martinez (74') e Kubala (88'), que voltaram  a marcar e deram números finais ao encontro, 2-4. 

Nesta terça, 49 anos depois, o Barcelona tem a chance de repetir o feito e garantir vaga para a segunda fase da Liga dos Campeões da Uefa.  O jogo será às 18 horas (Brasília), e terá transmissão do aplicativo EI PLUS e pela página oficial dos canais Esporte Interativo no Facebook. 

Produção: Lui Chaves