Barcelona sofre no primeiro tempo, mas vence o Valencia no Camp Nou

| Por Vitor Magalhães 
Equipe catalã estabelece novo recorde de invencibilidade na Espanha, agora são 39 jogos sem derrota

O FC Barcelona venceu o Valencia por 2-1, pela 32ª rodada da liga espanhola. A seis rodadas do fim do campeonato, os culés mantém boa vantagem para o segundo colocado e ficam cada vez mais próximos do título nacional. Além disso, o time catalão chegou a marca da 39 partidas sem derrotas na La Liga, sendo 32 na atual temporada e outras 7 do campeonato passado.

Após a eliminação dolorida da Champions League, o Barcelona demonstrou algumas fragilidades que possivelmente tiveram influência do jogo da última semana. No primeiro tempo principalmente, a equipe não jogou bem, inclusive Messi, que esteve apagado. O argentino parecia não estar com a cabeça no jogo de hoje. Por outro lado, Coutinho jogou bem e deu duas assistências na partida, uma delas, um passe milimétrico para o 23° gol de Luis Suárez.

Na segunda etapa, Umtiti marcou o segundo gol dos culés após boa cobrança de escanteio feita por P. Coutinho. O Valencia foi melhor no primeiro tempo, e no final do segundo. A defesa blaugrana cedeu muitas oportunidades para o rival durante o jogo, e Ter Stegen fez grandes defesas. No fim Dembélé cometeu pênalti, Parejo cobrou e por muito pouco a bola não foi defendida pelo goleiro alemão.

Recorde e sequência

O destaque positivo foi justamente Coutinho, o jogador está achando seu lugar em campo, se adaptando ao estilo de jogo do clube e do futebol espanhol. A partida de hoje mostrou a sua evolução em termos táticos. O brasileiro teve seu esforço recompensado com duas assistências e, talvez, a sua melhor atuação tática desde que chegou à Catalunha.

A vitória deste sábado (14), foi marcante em termos históricos. O Barcelona é o dono da maior sequência invicta do campeonato espanhol, 39 partidas. A última derrota do time blaugrana foi no dia 8 de abril de 2017 para o Málaga, há mais de um ano.

A torcida trata como obrigação os dois títulos que restam na temporada, e muito provavelmente os próprios jogadores têm esse sentimento dentro deles. O título invicto ainda é possível, e seria um prêmio para a torcida, depois da eliminação precoce na Champions.

Agora é olhar para frente, o Barcelona tem jogos importantes fora de casa e objetivos a conquistar na temporada. O clube da Catalunha enfrenta o Celta de Vigo na próxima terça-feira, no estádio Balaídos. Depois vai à Madrid enfrentar o Sevilla pela final da Copa do Rei no sábado (21). e viaja novamente para encarar o Dep. La Coruña. O Barça só retorna ao Camp Nou no dia 6 de maio para o clássico contra o Real Madrid.