Arthur Henrique, uma aposta certa do FC Barcelona


| Por Vitor Magalhães 

O jornal Mundo Deportivo noticiou recentemente que o meio campista Arthur Henrique (Grêmio) que está sendo pretendido por grandes clubes europeus, disse sim ao Barcelona. Mas o atleta não deve chegar tão cedo ao Camp Nou, já que não há vagas disponíveis atualmente no time. Segundo o periódico, o plano do Barcelona é comprar o jogador na janela de verão e deixar-lo cedido por um ano ao Grêmio, e só então, trazê-lo ao futebol europeu. Apesar do “sim”, ainda é necessário um acordo entre os dois clubes.

O toque de bola envolvente, com um meio-campo que prioriza a mobilidade e as rotações entre jogadores é uma marca registrada do Barcelona há algumas temporadas. Andrés Iniesta, Xavi e Sergio Busquets formaram um tridente histórico, que é tido por muitos como o melhor meio campo da história do clube, mas mesmo esses nomes consolidados do futebol mundial não podem vencer o tempo. Com a saída de Xavi e a proximidade do final da carreira de Iniesta, o clube blaugrana busca jogadores novos e promissores para dar continuidade a história sem perder aquele toque de mágica que encantou o mundo alguns anos atrás. Para a atual temporada o Barcelona trouxe o brasileiro Paulinho, que apesar de algumas reclamações e incertezas por parte da torcida, já se consolidou na equipe titular, sendo atualmente o 3° goleador do time na La Liga, atrás apenas de Messi e Suarez. E mais recentemente oficializou a contratação do meia Philippe Coutinho, que deve estrear muito em breve e tem tudo para ser mais um titular do plantel.

Arthur tem todas as características necessárias para fazer parte dessa composição. O jogador de 21 anos foi a grande revelação da equipe gaúcha no campeonato brasileiro de 2017. Foi ainda o 2° jogador que mais deu passes no brasileirão (1755), atrás apenas do lateral Guilherme Arana. O feito fica ainda mais impressionante se calcularmos as médias obtidas por ele, segundo dados do Footstats, Arthur teve uma média de 65,1 passes certos por partida. Entre os atletas que deram mais toques na bola no brasileirão, o volante gremista obteve o maior índice de acerto: 95,9%. Nenhum outro jogador conseguiu médias tão expressivas. Um exemplo claro da qualidade do garoto ficou evidente no jogo contra o Atlético-PR pelo campeonato brasileiro, Arthur executou ao todo 57 passes e acertou 56. Números que renderam diversas comparações a jogadores como Xavi e Iniesta. O volante também foi destaque no estadual e na Copa Libertadores do mesmo ano, tendo importante participação na conquista do título gremista.

A negociação entre Barcelona e Grêmio deve continuar pelas próximas semanas, O clube catalão estaria disposto a pagar pela transferência metade da multa rescisória do jogador, algo em torno de 25 milhões de euros, cerca de R$ 99 milhões. Mas jornais brasileiros afirmam que o Grêmio não deve aceitar negociar por menos de 30 milhões de euros (R$ 118 milhões).

A pouca idade e os números de gente grande chamaram atenção de várias equipes europeias, que disputavam nos bastidores a atenção do jogador. No entanto, ele manifestou sua preferência de atuar pelo Barcelona, Arthur também é monitorado de perto pelo técnico Tite e deve ganhar espaço em breve na seleção brasileira. Se levarmos em conta o estilo de jogo do volante, não há dúvidas que o clube onde ele se encaixaria melhor seria o FC Barcelona, é o casamento perfeito, e se o rendimento do atleta se mantiver – creio que deve se manter e aumentar com o tempo –, dentro de algumas temporadas ele pode se consolidar como um dos grandes nomes que já passaram pelo Camp Nou.