Com gols de Messi e Paulinho, Barça vence e segue sem perder após 10 rodadas


| Por Renato Kubaszewski
Em jogo difícil no Estádio San Mamés, o Barcelona venceu o Athletic Bilbao pelo placar de 2 a 0 com gols de Messi e Paulinho

Entrando na 10ª rodada do Campeonato Espanhol 2017/18, o Barcelona viajou para enfrentar o Athletic Bilbao no Estádio San Mamés e venceu a equipe da casa pelo placar de 1 a 0. Com Messi abrindo o placar ainda no primeiro tempo e Paulinho matando o jogo no final, a partida foi bastante complicada para os catalães que tiveram dificuldades para garantir a sua nona vitória na competição e a liderança isolada na tabela.

Com mais uma vitória no campeonato, o Barcelona soma agora 28 pontos e lidera o espanhol com quatro pontos a mais que o vice-líder Valencia. A equipe de Ernesto Valverde soma agora nove vitórias e um empate, se mantendo invicta nas primeiras 10 rodadas da competição. Messi que foi autor do único gol da partida, é o artilheiro do campeonato com 12 gols em 10 partidas.

O Barcelona volta a campo agora já na terça-feira (31), onde enfrenta o Olympiacos pela quarta rodada da fase de grupos da Uefa Champions League. A partida contra os gregos será o estádio Karaiskakis, na Grécia, às 17h45. Pelo campeonato espanhol o Barcelona jogará só no próximo sábado, às 17h45, onde recebe o Sevilla no Camp Nou.

Bilbao começa melhor, mas Messi abre o placar para o Barcelona

Com um início de partida bastante agitado e eletrizante com as duas equipes buscando o primeiro gol, os donos da casa começaram um pouco melhor e surpreenderam a defesa do Barcelona com uma pressão nos primeiros minutos. Obrigando o goleiro Ter Stegen a fazer grande intervenção em um lance com Aduriz, o Bilbao quase abriu o placar contra os catalães.

A resposta do Barcelona foi rápida. Messi teve duas ótimas chances e o Barcelona cresceu na partida, tendo boas oportunidades para abrir o placar. Em um dos lances, Messi ainda driblou o goleiro e carimbou a trave.

Com ótimos lances e uma partida bastante rápida com as duas equipes atacando muito, o Barcelona abriu o placar com Messi, aos 36min da primeira etapa. Depois de grande jogada do argentino tabelando com Paulinho e acionando Jordi Alba, o lateral cruzou rasteiro para dentro da área e Messi chegou correndo para completar e mandar a bola para o fundo das redes. 1 a 0 para o Barcelona com gol do artilheiro do campeonato.

Ainda no primeiro tempo, o Barcelona teve outra bola na trave, desta vez de Paulinho. Depois de boa jogada de Messi, o argentino rolou para o brasileiro que encheu o pé e acertou o travessão do goleiro Kepa.

Bilbao pressiona, mas Paulinho marca e decreta vitória catalã

Voltando do intervalo com o Bilbao pressionando da mesma forma que começou o prineiro tempo, a equipe da casa tentou a todo custo buscar o gol de empate na partida. Parando na boa defesa do Barcelona e em grandes intervenções de Ter Stegen, o Bilbao suou bastante e não conseguiu o gol de empate.

Com o Barcelona se fechando na defesa e apostando nos contra-ataques, o Bilbao conseguia achar bastante espaço para atacar e se mandava para o ataque atrás do seu gol. Porém a equipe de Valverde manteve sua segurança para controlar o resultado da partida e oferecer perigo ao Bilbao com Messi e Suárez.

Ainda no início da segunda etapa, o Bilbao acertou uma bola na trave do Barcelona com Raúl Garcia, mas a bola teimava e não entrava no gol de Stegen.

Apesar do domínio do Bilbao que ficou mais tempo bom a bola e pressionou o Barcelona, foi os catalães que tiveram as melhores chances e quase ampliaram o placar da partida mais vezes.

Já no final do jogo, após milagre de Ter Stegen salvando o que seria o gol de empate do Bilbao, o Barcelona foi para cima com Messi puxando contra-ataque e acionando Suárez pela esquerda. O uruguaio chutou no canto do goleiro Kepa que fez a defesa, mas o rebote caiu nos pés de Paulinho que só teve o trabalho de empurrar para as redes e garantir a vitória do Barcelona por 2 a 0.