Xavi analisa o Barça na janela de transferências: "Dormiu"

Lenda do Barça, o meia ainda disse que se o clube mudar a forma de jogar "seria uma cagada histórica"

Xavi é um dos maiores jogadores da história do FC Barcelona analisou o fracasso que foi a janela de transferências do clube catalão, que iniciou a janela de transferência fracassando na contratação de Verratti e terminou fracassando na contratação de Coutinho.

Atualmente no Al-Sadd do Qatar, Xavi falou sobre o atual momento politico do clube catalão: "Eu fiz parte de um tempo tão bruto que agora parece que não é o mesmo. Joga muito bem o futebol mas poderia ter contratado melhor. Dormiu, porque já cinco ou seis anos tinha os melhores jogadores do mundo para o sistema do Barça".

Sobre o elenco blaugrana, ex-capitão Culé se mostrou pessimista: "Para esses sistema tem cinco ou seis jogadores: Iniesta, Alba, Messi, Piqué, Luis Suárez, Busquets. Mas o Barça deve ter onze para esse sistema. Antes, você não bia ninguém lá fora dizer: 'Esse cairia bem no Barça', porque já estavam lá. Contratou jogadores que não encaixam nesse sistema".

Xavi acredita que é preciso pensar melhor também a respeito dos reservas: "Outra coisa é que eles são titulares. Tem que aumentar. Em caso de dúvida, buscar o que tem em casa. Na melhor época do Barcelona, foi alimentado com pelo menos 60% da base. Thiago saiu com todo o seu direito porque não lhe davam oportunidades, mas todos devem ter paciência, é o clube mais difícil do mundo".

O meia entende que é necessário tentar atuar da mesma forma que vem fazendo nos últimos anos: "Não quero pensar que deixemos a ideia. Vejo o time tentando jogar da mesma forma que nos deu tantos títulos. Se muda, seria uma cagada histórica. Desde a chegada de Cruyff o Barça é diferente, é respeitado em todo o mundo, conquista o apaixonado por futebol. Como vamos sair dessa ideia? Não conheço os dirigentes de hoje, mas não gostaria que o Barça jogasse de outra maneira", concluiu.