Com hat-trick de Messi e estreia de Dembélé, Barcelona goleia o Espanyol no dérbi catalão


| Por Renato Kubaszewski
Mantendo 100% de aproveitamento no campeonato, Barça goleou o Espanyol por 5 a 0 e ainda teve assistência de Dembélé na sua estreia

Com uma grande e expressiva vitória nesta terceira rodada do Campeonato Espanhol, o Barcelona recebeu o Espanyol no Camp Nou e aplicou uma goleada de 5 a 0 nos seus rivais locais. Com hat-trick de Messi, mais Piqué e Suárez fechando o placar, o Barça teve uma ótima atuação para se manter 100% na La Liga. A partida ainda teve a estreia de Dembélé que começou com uma assistência para o gol de Suárez. O brasileiro Paulinho também ganhou nova oportunidade e pôde jogar alguns minutos a mais.

Em partida que marcou a estreia de Ousmane Dembélé, o novo reforço do Barcelona para substituir a saída de Neymar, o francês entrou na segunda etapa e teve quase 30min em campo. Apesar de não estrear com gol, Dembélé ainda presenteou Suárez com uma linda assistência.

Conquistando a terceira vitória no Campeonato Espanhol, ainda 100% na competição, o Barcelona agora soma nove pontos ganhos e lidera a tabela da La Liga. Ainda que a Real Sociedad ainda tenha um jogo a menos e possa chegar a nove pontos também, o Barça conseguiu um bom saldo de gols com a goleada de 5 a 0 sobre o Espanyol.

O Barcelona volta a campo já na terça-feira (12), às 15h45, onde enfrenta a Juventus na primeira rodada da fase de grupos da Uefa Champions League. Pelo Campeonato Espanhol, a equipe de Valverde terá seu próximo compromisso só no domingo (17), às 11h, onde enfrenta o Getafe fora de casa, no Estádio Coliseum Alfonso Pérez.

Messi marca duas vezes e Barça abre 2 a 0

A primeira etapa da partida começou sem muita agitação para os dois lados. Mesmo com o Barça sempre impondo seu estilo de jogo e dominando a posse de bola, as duas equipes não criavam chances tão claras de gols.

O Barcelona trocou mais passes e dominou a posse de bola na partida, passou mais tempo no campo de ataque, mas não conseguia chegar com perigo na área do goleiro Pau López. O primeiro chute a gol do Barcelona foi só aos 18min com Suárez cobrando falta nas mãos do goleiro.

Só aos 25min do primeiro tempo o time catalão conseguiu abrir o placar. Em grande jogada do Barça, Rakitic acha Messi livre dentro da área e da grande passe para o argentino. Messi deixa o zagueiro no chão e chuta forte no ângulo direito do goleiro López. Apesar do belo gol, Messi estava em posição irregular e o juiz não viu.

O Barcelona quase amplia o placar 5min mais tarde. Em grande tabela de Messi e Rakitic, o croata fica de frente para o gol e busca o canto do goleiro que faz boa defesa. No rebote Messi ainda tenta o chute de direita, mas acaba acertando a defesa.

Aos 35min da primeira etapa, Messi novamente balançou as redes. Após contra-ataque de Messi, o argentino tenta o drible na entrada da área e é desarmado. Jordi Alba fica com a sobra e cruza rasteiro para Messi que, com um carrinho, consegue desviar para o gol e marcar 2 a 0 para o Barça.

A única boa chance do Espanyol no primeiro tempo foi aos 42min. Após cruzamento na área, Piqué tenta o corte e a bola acaba sobrando para Piatti. O meia ajeita e enche o pé para carimbar a trave do goleiro Stegen. Grande chance do Espanyol.

Dembélé estreia com assistência e Barça marca mais três vezes

Começando a segunda etapa em ritmo intenso, o Barcelona aproveitou a vantagem de 2 a 0 e pressionou o Espanyol no campo de defesa. Dando bastante trabalho para o goleiro Pau López e criando muitas oportunidades de gols, o time catalão encaminhava mais um para a conta.

Tendo uma chance atrás da outra, quase sempre com Messi, o Barça parecia estar amadurecendo o terceiro gol. Era questão de tempo. E o gol saiu. Aos 21min do segundo tempo, Messi tabelou de letra com Suárez. O uruguaio perdeu um pouco a bola dentro da área, mas conseguiu rolar para Jordi Alba que mais uma vez cruzou rasteiro para Messi completar. Foi o terceiro gol do Barça e o terceiro de Messi.

Messi é o artilheiro da La Liga nesta temporada com 5 gols. Com o hat-trick marcado hoje, Messi também chegou ao número de 38 hat-tricks só com a camisa balugrana. Uma lenda!

Após o gol de Messi, aos 22min, Valverde tirou Deulofeu e deu lugar a Dembélé fazer a sua estreia pelo Barcelona. Pouco depois Paulinho também entrou na partida no lugar de Busquets e ganhou mais minutos em campo.

A pressão do Barça continuou e mais uma vez parecia questão de tempo para balançar as redes novamente. O Espanyol ainda que tentasse criar jogadas, parava na defesa do Barcelona que se mostrou bastante segura.

Aos 41min, o quarto gol do Barcelona saiu para transformar o placar em goleada. Após cruzamento de Rakitic no escanteio, Piqué subiu mais alto que os marcadores e cabeceou firme para o gol, sem chances de Pau López. 4 a 0 para o Barcelona.

Aos 44min, quase nos acréscimos, brilhou Dembélé. Logo na sua estreia, o atacante recebeu ótimo passe de André Gomes e achou Suárez correndo sozinho para área. O francês deu ótima assistência e deixou Suárez só com o trabalho de empurrar para o gol. 5 a 0 para o Barcelona e boa estreia para o jovem atacante de 20 anos.