Com gol de Paulinho, Barcelona sofre, mas vence Getafe fora de casa


| Por Renato Kubaszewski

Catalães saíram perdendo, mas venceram de virada pelo placar de 2 a 1 e se mantiveram 100% no Campeonato Espanhol

Neste sábado (16) pela manhã, o Barcelona enfrentou o Getafe pela quarta rodada do Campeonato Espanhol e venceu mais uma partida, se mantendo 100% na competição. Mesmo jogando fora de casa, o Barcelona sofreu para vencer o Getafe por 2 a 1 em uma partida bastante apática da equipe de Valverde. Apesar da vitória, o Barcelona saiu atrás do marcador, mas conseguiu crescer na segunda etapa e buscou a virada com gols de Denis Suárez e Paulinho, ambos que entraram no segundo tempo.

O Barcelona teve difícil primeiro tempo na partida. Ainda no início da primeira etapa, Dembélé acabou sentindo uma lesão na coxa e teve que deixar o campo, dando lugar para Deulofeu. Segundo os primeiros exames realizados, a jovem contratação do Barça deverá ficar de fora dos gramados por algumas semanas.

Apesar de um primeiro tempo bem ruim e indo para o intervalo perdendo por 1 a 0, o Barcelona teve de fazer mudanças na equipe e teve a entrada de Denis Suárez e Paulinho na segunda etapa. As duas substituições fizeram toda a diferença e justo os dois jogadores que entraram, foram os autores dos gols da virada do Barça. Destaque para Paulinho que marcou o seu primeiro gol em três partidas com a camisa blaugrana.

Com a vitória sobre o Getafe, o Barcelona se mantém com 100% de aproveitamento no Campeonato Espanhol e agora chega a 12 pontos, sendo o líder absoluto da competição. Nestas primeiras quatro rodadas, o Barcelona anotou 11 gols e sofreu apenas um. Vice-líder do campeonato, a Real Sociedad tem nove pontos, mas ainda não jogou nesta rodada, onde enfrentará o Real Madrid, no Estádio Anoeta.

A próxima partida do Barcelona será já nesta terça-feira (19), às 17h, onde irá receber o Eibar no Estádio Camp Nou. A partida será válida pela quinta rodada do Campeonato Espanhol 2017/18, onde o Barcelona tentará manter o 100% de aproveitamento na competição.

Getafe faz 1 a 0 em primeiro tempo apático do Barcelona

O Getafe começou melhor na partida e logo no primeiro minuto de jogo Molina arrisca da entrada da área e leva o primeiro perigo para Stegen. Depois deste primeiro chute, o Barcelona buscava achar espaço na defesa adversária, mas não encontrava brechas para chegar ao gol.

As duas equipes não conseguiam oferecer perigo e tinham dificuldades para atacar. Aos 16min o Getafe chegou com perigo novamente. Depois de Shibasaki avança pela ponta esquerda e cruza para a área. A bola desvia em Piqué e passa perto do gol, Molina tenta empurrar para o fundo das redes, mas acaba errando o alvo. Grande chance!

Aos 23min do primeiro tempo, Dembélé tenta a jogada e acaba sentindo a coxa esquerda. O jovem do Barça não tem condições de continuar na partida e é substituído por Deulofeu.

A primeira oportunidade do Barcelona é só aos 31min da partida. Em cruzamento de Iniesta para dentro da área, Umtiti chega para cabecear e obriga o goleiro Guaita a trabalhar pela primeira vez no jogo.

Mas aos 38min o Getafe responde ao ataque e consegue marcar o primeiro gol da partida. Após bola alçada na área, houve um corte de cabeça para trás e Shibasaki chega enchendo o pé para acertar lindo chute de primeira. A bola vira um foguete e acaba encobrindo Stegen até entrar no ângulo. Um golaço do japonês Shibasaki para abrir o placar para o Getafe.

Só aos 46min do primeiro tempo o Barcelona volta a mostrar perigo. Em cobrança de falta de Messi, o argentino acerta um lindo chute e obriga o goleiro Guaita a se esticar todo e salvar o gol do Getafe. Mesmo de longe, Messi obrigou o goleirão a salvar a bola no ângulo e espalmar para escanteio.

Paulinho marca pela primeira vez e decide a virada do Barça

Na segunda etapa, o Barcelona entrou em campo com uma postura bastante diferente. Com Denis Suárez no lugar de Iniesta, os catalães começaram a partida mais agressivos e tentando chegar com perigo no ataque. Pressionando o Getafe e encurralando os adversários, o Barça buscava o gol de empate a todo custo.

Apesar da postura mais ofensiva, as chances de gols ainda não levavam tanto perigo ao goleiro Guaita e acabavam morrendo na defesa. Porém aos 16min da segunda etapa o Barcelona finalmente conseguiu o empate.

Depois de lance conturbado na ponta direita, Sergi Roberto fica com a bola e rola rasteiro para o meio. Denis Suárez que havia recém entrado ajeita e define com categoria no ângulo direito do goleiro. Mais um lindo gol na partida e o empate do Barcelona, 1 a 1.

Após o gol, o Barcelona continuou pressionando o Getafe e empurrando a defesa adversária cada vez mais próxima do gol, mas de novo a equipe catalã custava muito para finalizar com perigo.

Aos 33min da segunda etapa, o Getafe voltou a atacar e assustar o Barça. Jiménez arrisca de fora da área e obriga Stegen a fazer a primeira defesa na segunda etapa. Três minutos mais tarde, Jiménez novamente leva perigo a Stegen, desta vez o atacante finaliza, mas a bola desvia em Sergi Roberto e carimba a trave do Barça.

A resposta do Barcelona vem rápida. Aos 38min, Messi puxa contra-ataque e consegue grande passe para Paulinho. O brasileiro tromba com a defesa para passar no meio de dois, ganha na corrida e, um pouco sem ângulo, consegue boa finalização para marcar o gol. É o primeiro gol de Paulinho com a camisa blaugrana e a virada do Barça na partida.

Ainda antes de terminar a partida, na última chance do jogo, Messi recebe na entrada da área, limpa a jogada e finaliza com categoria no canto direito do goleiro. A bola desvia na defesa e acaba riscando a trave.

Mas a partida termina em 2 a 1 para o Barcelona, que agora chega a quatro vitórias em quatro partidas no campeonato. Denis Suárez e Paulinho entraram na segunda etapa e ambos marcaram os gols da virada do Barça. Messi mesmo sem marcar, continua sendo o artilheiro da competição com cinco gols em quatro jogos.