Na despedida de Luis Enrique, Barcelona vence o Alavés e é campeão da Copa do Rei

| Por Renato Kubaszewski
No último jogo de Luis Enrique, equipe catalã vence o Alavés pelo placar de 3 a 1 e encerra a temporada sendo campeão da Copa do Rei 2016/17

Neste sábado (27), o Estádio Vicente Calderón, em Madrid, recebeu Barcelona e Alavés que se enfrentaram na grande final da Copa do Rei 2016/17. Em um ótimo jogo, o Barcelona venceu o Alavés pelo placar de 3 a 1, conquistando a Copa do Rei e se despedindo da temporada com pelo menos um título. Com gols de Messi, Neymar e Paco Alcácer, o Barcelona conquistou a sua 29ª Copa do Rei na história. Além do título, a partida também marcou a despedida de Luis Enrique no comando da equipe Culé.

Na última partida da temporada, a última de Luis Enrique no comando do Barça e na última chance de título dos Culés, o Barcelona venceu o Alavés e conquistou o título da Copa do Rei. Foi a 29ª vez que o Barcelona se tornou campeão da Copa do Rei, o terceiro título seguido na competição.

Após uma temporada bastante abaixo do esperado, aonde a equipe foi muito irregular na sua campanha, o Barcelona perdeu a La Liga para o Real Madrid e teve uma eliminação precoce nas quartas de finais da Uefa Champions League para a Juventus. Porém na última temporada de Luis Enrique no Barça, a equipe conquistou a Copa do Rei na última partida e conseguiu fechar o ciclo do treinador com mais uma taça.

Messi abre o placar e Barcelona faz 3 a 1 no primeiro tempo

Com um início de partida bastante difícil, o Alavés pressionou o Barcelona e mostrou uma marcação muito forte nos primeiros minutos. Chegando muito firme e não dando espaço para o Barcelona, a equipe do Alavés tentava neutralizar os ataques do Barça para tentaram segurar o 0 a 0 na primeira etapa.

Com a forte marcação do Alavés, segurando o Barcelona, a partida não teve grandes oportunidades de gol, a primeira chegada com mais perigo foi do Alavés, só aos 26min do primeiro tempo.

Depois de grande falha de Piqué na saída, a bola ficou com Ibai Gómez que de longe chuta rasteiro. A bola desviou em Cillessen, bateu na trave e andou por cima da linha do goleiro do Barça. Quase o Alavés abre o placar em falhas da defesa Blaugrana.

Depois do susto, o Barcelona criou sua primeira boa chance e já conseguiu abrir o placar. O autor do gol foi ele, Lionel Messi. Aos 31min, Messi armou a jogada e tocou para Neymar. O brasileiro recebeu e devolveu para Messi que, de fora da área e com um chute colocado, jogou no canto do goleiro. Um golaço para abrir o placar.

Mas não demorou muito e o Alavés empatou. Aos 33min, depois de falta sofrida perto da área, Theo Hernández cobrou com extrema categoria e jogou com perfeição no ângulo de Cillessen. Mais um golaço na partida e o Alavés empatou o jogo.

Perto do fim do primeiro tempo, o Barcelona conseguiu se colocar na frente do placar de novo. Aos 45min, Messi faz outra boa jogada e abre para André Gomes na direita. O português prefere o passe e cruza rasteiro para dentro da área. Neymar aparece só empurrando a bola para o fundo das redes. 2 a 1 para os Culés.

Já aos 48min do primeiro tempo, com os três minutos de acréscimos, o Barcelona conseguiu o terceiro gol. Depois de receber a bola na ponta direita, Messi passou por 4 defensores do Alavés e com um toque pelo meio da defesa deixa Paco Alcácer sozinho para ampliar o marcador. 3 a 1 para o Barcelona.

Barcelona garante vitória por 3 a 1 e é campeão da Copa do Rei

Voltando para o segundo tempo com a boa atuação da primeira etapa, o Barcelona quase chega ao quarto gol com mais uma jogada de Messi. Em cruzamento do argentino para a área, Paco Alcácer desvia e Pacheco faz grande defesa para o Alavés.

Depois deste primeiro ataque do Barcelona, o jogou ficou apático e as equipes pouco criaram. O Barcelona se acomodou com o resultado e o Alavés também não conseguia criar chances.

O Alavés só chegou perto do gol aos 25min da segunda etapa, aonde Cillessen fez grande defesa no chute de Ely e depois Deyverson até balançou as redes, mas já estava impedido.

Aos 37min do segundo tempo, Aleix Vidal entrou na partida no lugar de Rakitic. O lateral que havia fraturado a perna justamente numa partida contra o Alavés, quando vivia seu melhor momento, entrou nos minutos finais para ser aplaudido pela torcida e ganhar confiança na sua volta.

Faltando 5min para encerrar a partida, a torcida do Barça já canta no estádio: “Campeones, campeones, olé olé olé”.

Na última oportunidade da partida, Neymar carregou, acionou Messi que abriu para Busquets dentro da área. O volante não quis arriscar o chute e tentou devolver para Neymar. O passe saiu errado pela linha de fundo.

Sem mais oportunidades e com o mesmo placar do primeiro tempo, o Barcelona se consagrou campeão da Copa do Rei 2016/17. Foi o 9º título de Luis Enrique em três anos comandando o Barcelona. Grande despedida para o técnico.