Quem é Carlos Unzué?

O ex-goleiro é o favorito para assumir o Barça na próxima temporada

Com o anúncio da saída de Luis Enrique, vários nomes foram vinculados ao Barcelona, o principal deles Sampaoli, que era o preferido da torcida, está praticamente descartado, já que deve renovar com o Sevilla. Agora, o nome mais próximo para treinar o Barça é Unzué, poucos o conhecem ou sabem da sua ligação com o clube, mas ele está ligado ao Barça desde 1988.

Goleiro titular do Osasuna por 2 temporadas, Unzué chegou no Barça em 1988, onde foi reserva de Zubizarreta por duas temporadas. Em 1990, o goleiro foi vendido ao Sevilla, depois disso, como jogador Unzué passou pelo Tenerife, Real Oviedo até em 2002, quando voltou ao Osasuna, onde se aposentou como goleiro.

Com Frank Rijkaard como treinador do Barça, Unzué voltou a equipe Blaugrana, desta vez como treinador de goleiros, Carlos permaneceu no clube também durante a era Pep Guardiola, e deixou o clube em 2010 quando saiu para treinar a primeira equipe do Numancia.

Após ficar uma temporada como treinador, Unzué voltou ao Barça para exercer a mesma função de treinador de goleiros.

Em 2013, se deu inicio a parceria entre Luis Enrique e Carlos Unzué, quando o atual treinador do Barça assumiu o Celta de Vigo, e Unzué assumiu o cargo de assistente técnico, se tornando o braço direito de Lucho.

Após uma temporada no Celta de Vigo, Luis Enrique veio treinar o Barça, e com ele trouxe de volta o ex-treinador de goleiros do clube catalão, agora, Unzué iria ser o segundo treinador do clube. E visivelmente, Carlos Unzué é muito ativo nas decisões de Luis Enrique, dá pra se notar nas imagens dos treinos e até mesmo nos jogos, a palavra de Unzué certamente tem um certo peso nas decisões finais do treinador.

É bem difícil cravar que Carlos Unzué será o novo treinador do Barça, mas certamente é o nome mais próximo no momento e por vários fatores: por estar ligado ao clube há anos, por conhecer a filosofia do clube e até mesmo o salário baixo perto de nomes já conhecidos do mercado, e aparentemente o ex-goleiro também mantém um bom relacionamento com os jogadores. Certamente, Unzué é o favorito da diretoria para assumir o Barça na próxima temporada.


CURIOSIDADE: 
A família Unzué é muito ligada ao FC Barcelona, a sobrinha de Juan Carlos Unzué, Marta Unzué é a atual capitã do time feminino do Barça, e Elba, irmã gêmea de Marta, também jogou no Barça desde as categorias de base, mas deixou o clube e joga em uma equipe de futsal espanhola.