Em partida apagada de Messi, Barça joga mal e é derrotado pelo La Coruña no Estadio Riazor


| Por Renato Kubaszewski
Depois de remontada história contra o PSG, Barcelona joga mal e perde invencibilidade de 19 jogos na La Liga para o La Coruña. A partida foi 2 a 1 para os donos da casa

No início da tarde deste domingo (12), às 12h15, o Barcelona visitou o La Coruña no Estádio Riazor, pela 27º rodada da Liga Espanhola. Sem Neymar e Rafinha e com Iniesta, Rakitic e Umtiti no banco, os catalães viram os donos da casa abrirem o placar no primeiro tempo com Joselu. Suárez ainda empatou no início da segunda etapa, mas não deu para o time de Luis Enrique. Bergantiños marcou o gol da vitória do La Coruña faltando 15 minutos para o fim da partida.

Empolgado depois da grande vitória de quarta-feira, quando conseguiu um histórico 6 a 1 contra o PSG, o Barça vinha confiante para enfrentar o Deportivo fora de casa. Sem Neymar e Rafinha – não convocados – e com Iniesta, Rakitic e Umtiti no banco, o Barcelona começaria a partida com um time misto. Ainda com Stegen, Piqué, Busquets, Messi e Suárez, Luis Enrique confiava na vitória tranqüila contra os donos da casa, que estavam em 16º no campeonato.

Com Barça apagado, La Coruña faz 1 a 0 na primeira etapa

Apesar de não ter feito um bom primeiro tempo, o Barcelona tentou impor seu ritmo e controlar a posse de bola no campo do adversário. Com mais posse de bola e sempre rondando a área da equipe rival, o time de Luis Enrique parecia mais perto do gol. Porém as chances de gol não aconteciam e se via um Barcelona apático, muito abaixo do esperado.

Só aos 35min da primeira etapa o Barça teve sua primeira chance clara de gol. Depois de receber bom passe de Messi, Sergi Roberto avança, passa por dois marcadores e, dentro da área, chuta para defesa do goleiro Lux.

Aos 39min, depois de bola lançada na área, Joselu tenta chute de primeira e obriga Stegen a salvar o Barcelona com uma linda defesa. Mas na cobrança de escanteio, Stegen não conseguiu salvar. Depois de bola cruzada na área no escanteio, Mascherano não conseguiu afastar e, na tentativa de segurar a bola, Stegen acaba soltando nos pés de Joselu. O atacante que quase havia marcado antes, dessa vez não perdoou. 1 a 0 para os donos da casa. Suárez ainda teve a chance de empatar, mas ficou assim o primeiro tempo.

Suárez empata, mas Bergantiños garante a vitória do La Coruña

Logo no primeiro minuto da segunda etapa, o Barça foi para cima do Deportivo e conseguiu o empate. Após cruzamento de Denis Suárez pela direita, André Gomes divide com a defesa e a bola sobra limpa para Luisito Suárez. O uruguaio encheu o pé e não deu chances para o goleiro Lux.
Depois de sofrer o gol de empate, o La Coruña pressionou o Barcelona atrás do segundo gol. Quase sempre com bola alta, que foram o seu maior ponto forte na partida. A partida se tornou toma lá da cá. O Barcelona atacava e o La Coruña respondia. Stegen salvava, Lux salvava.
As duas equipes pareciam estar perto do segundo gol, mas foram os donos da casa que conseguiram marcar. Depois de cobrança escanteio, Arribas subiu sozinho e cabeceou a bola na trave. O árbitro entendeu que Stegen defendeu e marcou mais um escanteio.

Aos 29min da segunda etapa, após nova cobrança de escanteio, Bergantiños sobe mais que todo mundo e coloca no canto de Ter Stegen. O La Coruña chegava aos 2 a 1 faltando ainda 15min de jogo.

Depois de sofrer o 2 a 1, o Barça se mandou todo para o ataque, tentando pressionar e chegar ao empate. Aos 35min, os catalães tiveram a chance mais clara para empatar. Messi rolou para Sergi e o lateral cruzou rasteiro na área para Suárez. O uruguaio chutou a queima roupa e o goleiro Lux salvou o Deportivo. Que chance!

O Barcelona não saía mais do campo de ataque, tentou o segundo gol a todo custo, mas não conseguiu empatar. Já nos acréscimo, depois do Barcelona perder a bola no ataque, o La Coruña puxou contra-ataque para matar o jogo. Ficaram dois jogadores sozinhos com Stegen, mas o goleirão do Barça salvou mais uma e o placar ficou 2 a 1 para o time mandante.

Barcelona tropeça e vê Real Madrid recuperar a liderança

Com a derrota para o La Coruña por 2 a 1, o Barcelona desperdiçou a chance de se distanciar do Sevilla – que apenas empatou com o Leganés em casa – e ainda viu o Real Madrid vencer o Betis e assumir a ponta da tabela.

Agora o Real Madrid pulou para a liderança com 62 pontos – ainda tem uma partida atrasada contra o Celta – e o Barça, vice-líder, ficou com seus 60 pontos. Com o empate com o Leganés, o Sevilla se manteve na terceira posição com 57 pontos.

Como nesta semana ainda terá confrontos dos jogos de volta das oitavas da Champions League, o Barcelona vai ter a semana inteira para descansar e treinar. Na sexta-feira (17) vamos ter o sorteio da Champions League e saberemos quais serão os confrontos das quartas de finais.
O Barcelona volta a campo só no próximo domingo (19), quando irá enfrentar o Valencia, 13º colocado do campeonato. A partida será no Camp Nou, às 16h45.