Com dois gols de Messi, Barcelona vira a partida e supera o Valencia no Camp Nou

| Por Renato Kubaszewski

Depois de o Valencia abrir o placar e Suárez empatar, Messi brilha e marca duas vezes para virar a partida. André Gomes ainda marca o 4 a 2 para fechar a vitória blaugrana

Na tarde deste domingo (19), às 16h45, o Barcelona recebeu no Camp Nou a equipe do Valencia, pela 28ª rodada do Campeonato Espanhol. Em partida eletrizante durante os 90min, o time da casa levou a melhor e conseguiu a vitória de virada por 4 a 2. Depois de Mangala abrir o placar para os visitantes, Suárez empatou a partida e, de pênalti, Messi virou para o Barça. Porém ainda no primeiro tempo, Munir deixou tudo igual de novo e o jogo foi para o intervalo em 2 a 2. No segundo tempo Messi – destaque da partida com dois gols – voltou a colocar o time da casa em vantagem e no final André Gomes fechou o placar em 4 a 2.

Vice-líder do Campeonato Espanhol, depois de perder a liderança por um tropeço contra o Deportivo La Coruña na última rodada, o Barcelona entrou em campo estando cinco pontos atrás do líder Real Madrid. Jogando no Camp Nou nesta 28ª rodada o Barcelona, time de melhor ataque na liga, enfrenta o Valencia que é quarta pior defesa do campeonato. O Valencia é atualmente o 14º colocado no campeonato e está duas rodadas sem vencer.

Em ótimo primeiro tempo, Valencia sai na frente, Barça vira e Munir empata no final

Com a partida bem movimentada desde o início, o Barcelona obrigou Diego Alves a fazer grande defesa logo aos 7min de jogo. Depois de receber nas costas da zaga, Suárez deixa Mangala pra trás e chuta para boa defesa de Diego Alves que salvou com os pés.

O Barça sempre chegando bem ao ataque, faz a defesa do Valencia trabalhar bastante. Com Suárez e Messi causando perigo para os visitantes, se desenhava logo o primeiro gol do Barcelona. Porém o Valencia acordou para o jogo.

Aos 18min, depois de cruzamento na área, Piqué corta mal e entrega a bola para Soler. O meio campo enche o pé e obriga Stegen a fazer grande defesa. 10min depois Munir chega com perigo, mas adianta a bola demais e Piqué afasta de carrinho para escanteio.
Na cobrança de escanteio, Mangala sobe mais que todo mundo e cabeceia firme para marcar o primeiro gol do jogo, sem chances para Stegen. O Valencia abria o placar no Camp Nou.

Não demorou muito e o Barcelona deu a resposta. 5min depois do gol do Valencia, Neymar cobra lateral pelas costas da zaga e acha Suárez livre para chegar na cara de Diego Alves e empatar a partida deslocando o goleiro brasileiro.

Depois do empate, o Barcelona pressionou o Valencia e ficava perto do segundo gol. Aos 43min, Suárez ganha de Mangala, invade a área e é puxado pelo zagueiro do Valencia. Pênalti para o Barcelona e cartão vermelho para Mangala. Messi se encarregou da cobrança e chutou forte no meio, marcando o segundo gol e virando para o Barcelona.

Mas no último minuto da primeira etapa, Gayá recebe bom lançamento nas costas de Rakitic, invade a área e rola para Munir. O ex-jogador do Barcelona recebe e chuta de primeira no canto de Stegen, era o 2 a 2 para levar a partida empatada no intervalo.

Messi e André Gomes marcam e Barcelona garante vitória no Camp Nou

Na volta do intervalo, o Barcelona foi atrás do terceiro gol desde o início. Depois de Suárez achar Neymar, o brasileiro sai na cara de Diego Alves e o goleiro faz mais uma grande defesa na partida.

Aos 7min, Messi fica livre na direita e recebe de Mascherano. O argentino abre espaço e chuta forte de perna direita, a bola estufa as redes sem chances para o goleiro Diego Alves. 3 a 2 para o Barcelona! Foi o 24º gol de Messi na La Liga, artilheiro isolado da competição.
Com o 3 a 2 para o Barça, conseguindo a vitória provisória e ainda com um a mais em campo, a situação do jogo ficou muito favorável para os donos da casa. A equipe de Luis Enrique dominou o jogo e pressionava o Valencia atrás de mais gols.

O Barcelona desperdiçou ótimas chances com Suárez, Neymar e Messi, que teve ótima atuação e brilhou na partida de hoje. Mas no final da partida, aos 43min o Barcelona conseguiu o quarto gol para sacramentar a vitória blaugrana.

Depois de grande jogada de Neymar, deixando dois marcadores para trás, o brasileiro invadiu a área e rolou para o meio aonde chegava André Gomes. O meia do português aproveitou ótimo passe e colocou no fundo das redes, marcando seu primeiro gol pelo Barcelona e contra seu ex-clube.

Barcelona vence o Valencia e segue na cola do Real Madrid

Com a vitória contra o Valencia neste domingo, o Barcelona foi para 63 pontos e segue vice-líder do campeonato. O Real Madrid que venceu o Bilbao por 2 a 1, pulou para 65 pontos e continua líder, lembrando ainda que os merengues tem uma partida a menos, contra o Celta em rodada atrasada. O terceiro colocado Sevilla, com 57 pontos, perdeu para o Atlético de Madrid nesta rodada.

Agora com as datas FIFA para as partidas das eliminatórias da Copa do Mundo 2018, o campeonato espanhol terá uma parada e só volta daqui duas semanas. A próxima partida do Barcelona será dia 02 de abril, num domingo, às 15h45, enfrentando o Granada no Estádio Nuevo Los Cármenes.