No sufoco! Em jogo apático, Barcelona sofre, mas vence nos minutos finais da partida


| Por Renato Kubaszewski
Com ótimas defesas de Stegen salvando o gol e Messi marcando duas vezes, catalães batem o Leganés por 2 a 0 e se mantém na vice-liderança do Espanhol

Neste final de domingo (19), às 16h45, o Barcelona recebeu no Camp Nou o Leganés pela 23ª rodada do Campeonato Espanhol. Mesmo com Messi abrindo o placar aos 3min e todos esperando um grande jogo dos donos da casa, o Leganés se mostrou forte e pressinou o Barcelona até o empate. Só aos 89min de partida, depois de um pênalti sofrido por Neymar, Messi marcou e o Barcelona conseguiu o 2 a 1 para garantir a vitória suada.

Voltando a campo pelo Campeonato Espanhol depois de sofrer um 4 a 0 na Champions League, o Barcelona que havia caído para a terceira colocação depois da vitória do Sevilla, recebia em casa o Leganés, apenas 17º colocado e também com o pior ataque do Campeonato. Por opção de Luis Enrique, o Barcelona entrou em campo com um time misto e alguns de seus principais jogadores poupados.

Messi abre o placar cedo e Leganés pressiona os donos da casa

A equipe do Barcelona começou bem a partida. Logo na primeira oportunidade criada, os donos da casa já abriram o placar com Messi. Aos 3min, depois de receber a bola pela esquerda, Suárez acertou ótimo passe de três dedos para Messi que, dentro da área, só escorou par ao fundo das redes.

Até os 15min de partida, o Barcelona dominava o Leganés e se mantinha todo no campo de ataque. Porém aos 16min o Leganés chegou com perigo e obrigou Stegen a começar com as suas grandes defesas. El Zhar recebe a bola na cara do gol e chuta em cima do goleiro Stegen que saiu muito bem. No rebote, El Zhar ajeita e chuta forte no cantinho, obrigando Stegen a voar e fazer uma linda defesa. Brilhou o goleiro alemão.

O Barcelona diminui seu ritmo de jogo e o adversário começa a chegar e ter mais espaço. Apesar disto, Messi ainda tem boa chance de ampliar o marcador. Aos 27min, depois de ótimo passe de Suárez, Messi domina e chuta para grande defesa do goleiro Herrerín.

O Leganés começa a pressionar o Barcelona na parte final da primeira etapa e obriga Stegen a trabalhar de novo. Aos 45min do primeiro tempo, a bola sobra na meia lua da grande área e de novo com Al Zhar. O meia arrisca o chute e a bola desvia em Umtiti para atrapalhar o goleiro do Barça que, mesmo assim se recupera e faz um milagre no Camp Nou.

Leganés empata e Messi decide nos minutos finais

Depois de o Barcelona começar o segundo tempo apagado, os visitantes seguem pressionando e aos 9min Stegen volta a brilhar. Guerrero recuperou a bola e ficou de cara com Ter Stegen. O atacante chutou forte e cruzado, mas o goleirão fez mais uma ótima defesa, dessa vez com os pés.

Quando o Barcelona voltou a ter mais a bola, tentava criar jogadas e tiveram duas chances de ampliar o marcador, o Leganés surpreendeu e empatou a partida. Em uma lambança de Sergi Roberto que tentou sair jogando sozinho na defesa, Guerrero roubou a bola e passou para Machís. O atacante rolou para o meio da área e encontrou Unai López que chegava para completar para o gol. 

Com o empate sofrido, o Barcelona foi obrigado a ir pra frente atrás da vitória. Iniesta e Jordi Alba entraram no lugar de André Gomes e Digne, na tentativa do segundo gol. O time de Luis Enrique começou a atacar e chegava perto do gol, mas que acabava não saindo.

Só nos 44min da segunda etapa o Barcelona viu a luz da vitória. Depois de Neymar invadir a área e ser derrubado, o juiz marcou pênalti para os donos da casa. Messi se encarregou da cobrança e com frieza marcou o seu segundo gol e deu a vitória para os Blaugranas. Foi o 19º gol de Messi no campeonato, que agora é o artilheiro isolado.

Barcelona se mantém na vice-liderança e ainda respira no campeonato

Com a vitória apertada de hoje, o Barcelona chegou aos 51 pontos no campeonato e continua na vice-liderança, seguido do Sevilla que tem 49 pontos. Apenas atrás do Real Madrid que tem 52 pontos, mas possui duas partidas a menos. O Real Madrid faz um de seus jogos atrasados na quarta-feira (22), onde enfrenta o Valencia no Estádio Mestalla, às 14h45.

Agora o Barcelona descansa nesta semana e só volta a jogar no próximo final de semana. A próxima partida dos Catalães será no domingo (26), às 12h15, quando enfrentarão o Atlético de Madrid, quarto colocado, no Estádio Vicente Calderón.