Messi brilha mais uma vez e Barcelona volta a vencer no campeonato espanhol

| Por Renato Kubaszewski
Vindo de três empates e jogando fora de casa, com um gol de Suárez e dois de Messi o Barcelona venceu o Osasuna pelo placar de 3 a 0, no estádio Reyno de Navarra

Logo no início do final de semana, o Barcelona entrou em campo neste sábado (10), às 10h da manhã, para enfrentar o Osasuna, lanterna do campeonato espanhol. Sem dificuldades e com domínio do Barcelona, o time de Luis Enrique não teve problema para vencer e fez um jogo seguro. Com Suárez abrindo o placar e Messi marcando duas vezes, mesmo jogando fora de casa, os catalães venceram o Osasuna por 3 a 0 no estádio Reyno de Navarra.

Depois de três rodadas seguidas só empatando no campeonato espanhol, para o Barcelona só a vitória interessava contra o lanterna Osasuna. Vice-líder do campeonato com 28 pontos, os catalães começam a rodada seis pontos atrás do maior rival Real Madrid. Sem a presença de Neymar, que estava suspenso depois de receber o terceiro cartão amarelo no El Clásico da semana passada, Arda Turan ganhou mais uma chance entre os titulares.

Barcelona pressiona, mas desperdiça chances claras

Dominando a partida desde o primeiro minuto, o Barcelona começou criando ótimas chances com Messi e Suárez que, por sorte do Osasuna, não foram aproveitadas. Aos 8min, depois de um passe genial de Messi por cima da defesa, Suárez fica na cara do goleiro e acaba chutando cruzado para fora.

Logo depois e de novo com Suárez, o uruguaio tem sua segunda chance na partida, mas de novo não consegue marcar o gol. Depois de receber passe dentro da área, de costas para o gol, Suárez gira bonito e acaba chutando na trave do goleiro Pérez.

Aos 15min, Pérez salva o Osasuna com um milagre. Depois de Busquets ligar o ataque com Suárez, uruguaio deixa Messi livre na cara do goleiro. O argentino procura o canto esquerdo do goleiro, mas Pérez faz linda defesa com os pés e salva os donos da casa.

Aos 25min Messi perde outra ótima chance de gol. Depois de tabelar com Suárez, o argentino recebe na área e tenta por cobertura na saída de Pérez, mas o goleiro consegue desviar com um leve toque mandando para escanteio.

Só aos 30min de jogo quase, o Osasuna teve sua primeira chance de gol. De Las Cuevas recebe na área e bate rasteiro na frente do gol de Stegen. Sergio Leon chega atrasado e não alcança a bola que passa raspando a trave do goleiro do Barcelona.

Ainda no primeiro tempo, com um lindo chute de Iniesta de fora da área e um chute cruzado de Messi já no final, o Barcelona tinha mais duas ocasiões de gols, mas ambas passaram perto da trave, apenas levando perigo ao goleiro Pérez.

Suárez abre o placar, Messi marca duas vezes e Barcelona vence a partida

Na segunda etapa a primeira chance foi do Osasuna. Sergio Leon faz jogada individual, passa por Piqué e arrisca chute de fora da área. A bola passar por cima de Stegen que só observa e se vê salvo pelo travessão.

Com um ritmo mais calmo, o Barcelona não criou tantas chances como no primeiro tempo. Mas depois de tantas oportunidades criadas, o primeiro gol saiu. Aos 13min do segundo tempo, Messi faz boa jogada e toca dentro da área para Jordi Alba. Com calma, o lateral espera a saída do goleiro e rola para Suárez, que só teve o trabalho de completar para o gol.

Aos 22min Messi teve mais uma chance de fora da área, mas de novo parou no goleiro Pérez. 5min depois, também foi recompensado com um gol. Depois de iniciar mais uma jogada, Messi toca para Denis Suárez e o meia rola para Jordi Alba. O lateral cruza para a área de novo e Messi chega para completar e ampliar o placar da partida.

Aos 36min do segundo tempo o Osasuna teve mais uma chance de gol. Berenguer acelera pela esquerda e chuta por cima. Stegen se esforça muito e consegue desviar com a mão para escanteio.

Aos 46min, já nos acréscimos, Messi tem a última chance da partida e define o placar com um golaço. O camisa 10 passa por dois jogadores, invade a área e deixa outros dois defensores no chão. Ainda engana o goleiro Pérez que também fica no chão e com categoria da um toque por cima dos jogadores do Osasuna. Um golaço para fechar o placar em 3 a 0 para o Barcelona.

Barcelona vence depois de três empates e diminui vantagem para o Real Madrid

Com a vitória de hoje contra o Osasuna, o Barcelona pulou para 31 pontos na tabela do espanhol, ainda atrás do Real Madrid que possui 34 pontos. Apesar de diminuir a vantagem para o líder, o Barcelona precisa contar com um tropeço do Real Madrid que ainda não jogou na rodada e não terá seu trio BBC contra o Deportivo La Coruña.

O Barcelona volta a campo só no próximo domingo (18), onde enfrentará o Espanyol, pela décima sexta rodada do campeonato espanhol. A partida será no Camp Nou, às 17h45 e será o penúltimo jogo do Barcelona em 2016.