Com show de Messi e dois gols de Suárez, Barcelona vence clássico contra o Espanyol


| Por Renato Kubaszewski
Pela última rodada da Liga Espanhola no ano, com partida espetacular de Messi e doblete de Suárez, Barcelona goleia o Espanyol por 4 a 1 no clássico catalão

Na última partida deste domingo (18), às 17h45, pela 16ª rodada da Liga Espanhola, o Barcelona recebeu o Espanyol no Camp Nou. No famoso clássico catalão, com gols de Messi, Alba e Suárez duas vezes, a equipe de Luis Enrique fez ótimo jogo e venceu com goleada por 4 a 1. Destaques para Messi que fez mais uma partida impecável e para Suárez, que agora divide a artilharia com o argentino, 12 gols para cada. O Barcelona se manteve na vice-liderança com 34 pontos, três a menos que o Real Madrid que teve sua partida adiada por conta do Mundial de Clubes.

Vice-líder do campeonato, o Barcelona viu no sábado o Sevilla golear o Málaga por 4 a 1, no Estádio Ramón Sánchez Piuzjuán e assumir a segunda colocação na tabela. Os blaugranas caíam para a terceira colocação e recebiam no Camp Nou o Espanyol, nono colocado na tabela, para fazer o clássico catalão. Com quase todo seu time titular, Luis Enrique contava apenas com Denis Suárez no lugar de Rakitic para enfrentar os rivais da Catalunha.

Barcelona joga melhor e Suárez abre o placar da partida

Com as duas equipes se estudando nos primeiros minutos de partida, a primeira chance só foi aos 6min de jogo. Iniesta toca para Suárez no meio de campo, o uruguaio dispara puxando contra-ataque e aciona Neymar na esquerda. O brasileiro invade a área e cruza rasteiro para Messi, o argentino chega chutando de direita e acaba mandando pra fora.

Só aos 17min de jogo teve a segunda chance de gol. E o Barcelona não desperdiçou. Ainda no campo de defesa, Iniesta faz um lançamento genial e a bola cai precisa no pé de Suárez. O uruguaio domina com categoria e avança até a grande área, onde bate cruzado e coloca no canto de Diego López.

O restante da primeira etapa se manteve morno, o Barcelona tentava chegar mais e parava na boa defesa do Espanyol. Apesar de ter 68% da posse de bola, o Barcelona não criou mais muitas chances claras de gols, o placar no primeiro tempo se manteve 1 a 0 para os culés.

Messi dá um show à parte e Barcelona deslancha no placar

O Espanyol sofreu uma grande perda no início da segunda etapa. Depois de se chocar com Suárez, o goleiro Diego López levou a pior e não teve mais condições de jogo, acabou dando lugar a Roberto Jiménez.

Assim como na primeira etapa, o Barcelona tinha mais a bola e tentava mais, porém pouco criava na partida. Até que aos 21min do segundo tempo, de novo com Suárez, os blaugranas ampliaram o placar da partida.

Depois de Iniesta fazer boa jogada e tocar para Messi, o argentino começa seu show com uma caneta no primeiro defensor e continua com mais três belos dribles na defesa do Espanyol. Depois de deixar quatro marcadores para trás, Messi finaliza e o goleiro rebate nos pés de Suárez, que só empurra para o fundo do gol. Jogada genial de Messi que acabou no segundo gol de Suárez na partida, o décimo segundo no campeonato.

Dois minutos depois de fazer o 2 a 0, o Barça marca o terceiro gol na partida. Aos 23min Messi recebe de Neymar e de novo faz uma linda jogada. Dessa vez o camisa 10 deixa o marcador para trás, passa pelo meio de dois defensores na área e depois de se desequilibrar a bola sobra para Alba chegar chutando firme no canto esquerdo do goleiro Jiménez.

No minuto 33 da segunda etapa o Espanyol descontou o placar. Em ataque rápido pela direita, o lateral levanta a bola na área e o atacante escora de cabeça para a entrada da área. O zagueiro David López chega para finalizar e acerta um belo chute sem chances para Ter Stegen.

Mas depois de uma partida brilhante do camisa 10 do Barcelona, só faltava o seu gol. E saiu! Já aos 44min da segunda etapa, Sergi Roberto recupera a bola e lança Messi no contra-ataque. O argentino dispara em velocidade e toca para Suárez, que devolve com uma cavadinha por cima da defesa e, com um leve toque, Messi coloca entre as pernas do goleiro Jiménez. La Pulga sacramentou a goleada do Barça por 4 a 1 e se igualou a Suárez na artilharia do campeonato com 12 gols cada.

Goleada para se aproximar dos líderes

Com a goleada de ontem o Barcelona foi para 34 pontos na tabela, ultrapassando os 33 pontos do Sevilla e reassumindo a vice-liderança da competição. Os catalães ainda conseguiram diminuir a vantagem do Real Madrid para três pontos, porém a equipe merengue teve sua partida adiada e ainda não tem data para o seu jogo atrasado.

O Barcelona fará sua última partida em 2016 na quarta-feira (21), quando enfrentará o Hércules, no Camp Nou, às 19h. A partida será o jogo de volta da primeira fase da Copa do Rei e o Barcelona precisa da vitória ou um empate em 0 a 0, já que na partida de ida o placar ficou em 1 a 1. Já pela Liga Espanhola, o Barcelona só voltará a campo em 8 de janeiro de 2017, quando viajará para enfrentar o Villarreal no estádio El Madrigal.