Com dois gols de Messi, Barcelona vence e garante a classificação para as oitavas da Champions

| Por Renato Kubaszewski

Jogando no frio de Glasgow, o time espanhol leva a melhor e vence o Celtic pelo placar de 2 a 0. Os blaugranas se garantiram nas oitavas de finais como líderes do grupo C

Em uma partida complicada e com a sensação de -4Cº, o Barcelona viajou à Escócia para enfrentar o Celtic no estádio Celtic Park e fechar a penúltima rodada da fase de grupos da Champions League. Vítima bem conhecida do time catalão, o Celtic, mesmo jogando em casa, não conseguiu parar o Barcelona que venceu a partida pelo placar de 2 a 0. Com os dois gols de Messi, o craque argentino alcançou feito histórico e se tornou o primeiro jogador a marcar 100 gols em competições internacionais, superando os 99 gols de Cristiano Ronaldo.

Depois de Messi e Suárez serem poupados no último jogo contra o Málaga, nesta quarta-feira voltavam a campo para enfrentar o Celtic. Ainda sem Iniesta e Umtiti, mas com Piqué de volta ao time titular, o Barcelona, líder do grupo C, precisava de apenas uma vitória para garantir a classificação para a próxima fase da Champions. Em uma situação muito diferente do Barça, o Celtic precisava de duas vitórias e torcer por tropeços do Borussia e City para almejar uma vaga.

Messi marca o primeiro e Barcelona sai com a vantagem

Com um começo agitado do Celtic, o Barcelona tentava trocar passes, mas era encurralado pela marcação avançada dos escoceses que pressionavam logo no campo de ataque. Só aos 9min, com jogada de Messi e Neymar, o Barça conseguiu criar a primeira chance do jogo, mas a bola só levou perigo.

Depois dos 15min iniciais, a pressão do Celtic foi cedendo e o Barça começou a controlar o jogo e criar jogadas. Mais uma vez com Messi e Neymar, depois Messi e Alba e até André Gomes, o Barcelona ia desenhando seu primeiro gol, mas a bola custava a balançar as redes e o goleiro Gordon ia salvando o Celtic.

Não resistindo à pressão, o gol catalão saiu aos 23min da partida. Alba tocou na ponta da área para Neymar, o camisa 11 esperou a passagem de Messi e por trás da defesa deu lindo passe por elevação. O camisa 10 não desperdiçou e de primeira chutou forte para abrir o placar da partida.
O Celtic tenta avançar a marcação de novo e correr atrás do empate. Aos 36min o time da casa chega pela primeira vez com perigo. Em linda jogada de Dembelé, o atacante abre para a direita e chuta colocado para Stegen fazer linda defesa e salvar o Barcelona de levar o empate. Mas logo depois com ótimo cruzamento de Messi e cabeçada precisa de Suárez, Gordon, mais uma vez, fez um milagre para impedir outro gol do Barcelona.

Celtic melhora, mas Messi marca 2 a 0 e garante a vitória blaugrana

Voltando melhor para a segunda etapa e precisando da vitória, o Celtic saiu atacando o Barcelona e, logo no início, já chegava com perigo e obrigava Stegen a fazer duas boas defesas. Quando o Celtic parecia perto do empate, o Barcelona aproveitou o frio de Glasgow e deu um banho de água fria nos escoceses.

Aos 8min da segunda etapa, Suárez recebe de André Gomes e tenta passar pelo zagueiro, o uruguaio é derrubado na área e o juiz marca pênalti. Messi se encarrega de cobrar e balança as redes pela segunda vez no jogo. Foi o nono gol do craque em quatro jogos nesta Champions, artilheiro isolado da edição. Messi também atingiu a marca de 100 gols em competições internacionais.

Depois do segundo gol catalão, o jogo perdeu um pouco do ritmo. Apesar do forte frio na Escócia, o clima esquentou no campo houve discussões entre Neymar e o lateral Lustig. Pouco depois Neymar levou amarelo e foi substituído por Arda Turan.

A última chance clara do jogo foi aos 38min da etapa final. Messi fez ótima jogada dentro da área e rolou para Suárez. O uruguaio chutou forte, mas só acertou a trave do goleiro Gordon. A partida terminou 2 a 0.

Barcelona garante classificação para as oitavas como líder do grupo C

Com a vitória diante do Celtic o Barcelona chegou a 12 pontos no grupo C, abrindo quatro pontos de diferença para o vice-líder Manchester City, que parou em oito pontos depois de só empatar contra o Borussia Mönchengladbach. Restando apenas uma rodada para o fim da fase de grupos, o Barcelona já comemora a classificação como líder do grupo C.

Agora apenas cumprindo tabela, o Barcelona vai fechar a primeira fase da competição jogando no Camp Nou. A próxima partida da equipe catalã será em casa contra o Borussia Mönchengladbach, dia 06 de dezembro, às 17h45. No outro jogo do grupo, o Manchester City vai receber o Celtic na Inglaterra e precisará apenas de um empate para se classificar em segundo lugar.