Entenda o que é a Masia 360°


Depois de ser pioneiro nos trabalhos de base do futebol, agora o Barça dá inicio mais um programa para trabalhar com as jovens promessas

Em 1979, o FC Barcelona deu inicio ao projeto La Masia, que no inicio era apenas uma simples residência para jovens promessa do futebol que moravam longe de Barcelona. E quase 40 anos depois o Barcelona dá inicio a mais um grande projeto em relação a trabalho de base, a Masia 360°.

Agora o clube usará toda experiência obtida nessas mais de 3 décadas trabalhando com o futebol de base e ampliará para mais 4 esportes: basquete, handebol, futsal e hóquei sobre patins. O objetivo segue sendo a formação nos âmbitos esportivos, pessoal e acadêmico.

Em um evento de apresentação do projeto realizado nesta quarta-feira(26), Iniesta, que deu inicio a sua carreira no Barça na La Masia, onde foi morar quando criança, falou sobre o novo projeto do clube: "É uma grande aventura. Vocês podem seguir crescendo como atletas e pessoas. Já sabem o quão importante La Masia foi para mim desde o dia em que cheguei, com 12 anos. Foram os anos mais importantes da minha vida. Sobretudo destaco as grandes pessoas e grandes profissionais que encontrei no caminho, desde o cozinheiro até os treinadores e médicos, todo mundo de grande valor. Desejo o melhor a vocês", disse o capitão do time principal.

Juntando os cinco esportes, o clube tem 607 atletas e promete acompanhar e supervisionar a carreira de cada um deles, desde o ingresso no clube até a aposentadoria. O Masia 360° também dá grande atenção à formação de treinadores. Pep Guardiola e Luis Enrique são os maiores exemplo de técnicos formados no Barça.

O Barcelona deve investir cerca de 3,3 milhões de euros no novo projeto, o dobro do que o clube vinha investindo na La Masia.