De virada! Messi marca duas vezes e Barcelona vence no último minuto de jogo

| Por Renato Kubaszewski

Jogando no Mestalla, o Barcelona foi enfrentar o Valencia, pela nona rodada da Liga Espanhola, às 12h15 (Brasília). Com mais um show a parte de Messi, o time da Catalunha conseguiu uma difícil vitória fora de casa. Apesar de sair na frente, o Barcelona viu o Valencia empatar e virar, mas conseguiu igualar o marcador com Suárez e, de novo com Messi, voltou a estar na frente para sacramentar a vitória Blaugrana.

Sem vencer o Barcelona no Mestalla desde 2007 e tentando se reerguer no campeonato, o Valencia recebia o Barcelona em confronto complicado pela nona rodada da La Liga. Sem Piqué (lesionado) e Rakitic (opção técnica) como desfalques, o Barça entrava em campo quase que completo, mas ainda com seu poderoso trio MSN. O Valencia, que sempre é um adversário duro para o Barcelona e o Real Madrid, começou com uma marcação forte contra o Barcelona e até dominou o início do jogo.

Iniesta sai lesionado e Messi coloca o Barça em vantagem

Com uma marcação muito forte e as perigosas subidas de Nani pela esquerda e Cancelo pela direita, o Valencia começou dominando o Barcelona no início de jogo. Logo aos 11min, Iniesta recebeu entrada dura de Enzo Pérez. O capitão do Barcelona imediatamente já pediu atendimento para ser retirado de maca do campo. O camisa 8 saiu de campo chorando e parece ter sofrido séria lesão no joelho. Rakitic entrou no lugar.

Aos 22min saiu o primeiro gol do jogo. A zaga do Valencia corta a bola e sobra em Rakitic, o croata tocou para Messi na entrada da área e com um chute preciso no cantinho de Diego Alves, o argentino abriu o placar para o Barcelona. Os jogadores do Valencia ainda reclamaram muito de um impedimento de Suárez que, mesmo não participando da jogada, estava atrapalhando a visão do goleiro.

Após o gol o Barcelona melhorou no jogo, começou a criar mais e conseguiu acabar com o domínio do Valencia. Aos 32min houve uma nova polêmica. Em disputa de bola na área do Barcelona, Umtiti derruba Rodrigo Moreno e os jogadores do Valencia pedem um pênalti não marcado pelo árbitro. Ainda com ótimas defesas de Diego Alves e Stegen, o placar do primeiro tempo fica no 1 a 0.

Valencia vira para 2 a 1, mas Suárez e Messi garantem o 3 a 2 do Barça

O Barça começa a segunda etapa já com chances de gol. Aos 50min, em chute de fora da área, Neymar obriga Diego Alves a fazer grande defesa. No rebote do lance, Rakitic desperdiça acertando a trave. Mas foi o Valencia quem chegou ao gol.

Aos 52min, o Valencia empata a partida com Munir, ex-jogador do Barcelona que havia recém entrado na partida. Parejo recebeu a bola pela direita e tocou para a entrada da área do Barcelona. Munir chegou batendo forte de primeira, sem chances para Stegen que só viu a bola entrar.

O Valencia, que se animou bastante com o empate, foi pra cima do Barcelona e apenas 4min depois do primeiro gol, conseguiu a virada. Nani recebeu a bola na ponta esquerda da área, o português deu um lindo passe de cavadinha para Rodrigo. O brasileiro naturalizado espanhol chutou de primeira e marcou um belo gol para a virada do Valencia.

Apesar de se abater um pouco depois de sofrer a virada, o Barcelona conseguiu empatar com Suárez, aos 17min da segunda etapa. Em cruzamento na área, Rakitic acertou ótima cabeçada e Diego Alves fez grande defesa, mas no rebote Suárez não desperdiçou e soltou uma pancada de esquerda.

O jogo ficou em um clima bastante pesado, chegadas fortes e alguns cartões amarelos. Aos 38min, Nani teve ótima chance, sozinho com Stegen, mas chutou para fora. Quando tudo se encaminhava para terminar empatado, no último minuto de jogo, Messi fez boa jogada, tocou para Suárez que, dentro da área foi derrubado por Abdennour. Pênalti para o Barcelona.

O resultado do jogo ficou entre Messi e Diego Alves, o camisa 10 do Barcelona contra o goleiro que mais defendeu pênaltis na história da La Liga. Messi chutou forte no canto direito de Diego Alves, o goleiro brasileiro ainda foi na bola, mas não conseguiu chegar a tempo. O craque blaugrana marcava o gol da virada culé para acabar o jogo.

Os jogadores do Barça ainda reclamaram muito da torcida do Valencia, pois durante a comemoração do terceiro gol, Neymar foi atingido por um objeto jogado pelos torcedores. Quanto a Iniesta, ainda não se sabe a gravidade da lesão e mais exames serão feitos para diagnosticar quanto tempo ele ficará fora. O Barcelona volta a campo no próximo sábado (29/10), às 16h45, onde enfrentára o Granada, no Camp Nou.