A possível saída de Aleix Vidal e as duas promessas do Barça B

  Por Thiago Eugenio 

A cada jogo que passa, Aleix Vidal se distancia cada vez mais de ter a oportunidade de ser titular na equipe principal do Barcelona pela lateral esquerda, setor esse que está sendo muito bem aproveitado pela nossa joia da base Sergi Roberto.

Desde a péssima partida contra o Aláves, o fantasma de ser o novo "Douglas" da equipe blaugrana parece ter escolhido o Aleix Vidal. Rumores pressentem que sua saída é quase iminente da equipe principal e da chegada de um novo jogador para a sua posição, surgiram quase instantaneamente. 

Jogadores esses, como o veterano Srna do Shakhtar Donetsk, rumor que se torna bem imprevisível por conta da sua idade e por possuir características de jogo diferentes do que o esquema do Barcelona pede. Outro nome também especulado foi o de Bellerín do Arsenal, um jogador ágil e veloz que atuaria bem no time, podendo até mesmo criar um rodízio entre ele e Sergi Roberto pela lateral, porém isso poderia atrapalhar a progressão de Sergi Roberto pelo o time, jogador esse que a cada partida vem crescendo cada vez mais e mostrando todo o seu valor para a equipe.

Porém a história mais recente desta novela seria uma troca com o Valência entre Aleix Vidal e João Cancelo, sendo proposta a troca na janela de transferências de Janeiro. Ao que tudo indica, Aleix Vidal não está totalmente satisfeito com a situação que se encontra no Barcelona e pelo menos um empréstimo pode pintar em Janeiro, com isto, se esse novo jogador será João Cancelo ou algum outro atleta, ainda é cedo para termos uma resposta definitiva.

Apesar de tudo isso, Luis Enrique deveria ficar atento e ter uma observação com carinho para as duas opções que o Barça B possui para esta posição. São jogadores que já tiveram a oportunidade de ter treinamentos até mesmo com a equipe principal e são bem conhecidos pelo o Lucho.

O primeiro deles é Nili, um jovem jogador de 22 anos, recém-chegado ao time B após ser contratado em Julho, o jovem lateral atuou pelo o Las Palmas na temporada passada. Em seu ano de estréia pelo o Barça B, o jogador mostrou um grande valor de ataque e versatilidade para equipe atuando até mesmo em algumas partidas pela ponta. 

O segundo jogador se chama Sergi Palencia, de 20 anos. Em todos os times de base que passou, mostrou grande versatilidade em poder jogar pelas duas laterais, tanto na esquerda como na direita. Na atual temporada, no Barça B, Palencia tem jogado pela lateral esquerda e o Nili pela lateral direita. Palencia é o capitão do Barça B e fez parte do elenco que venceu a Liga dos Campeões sub-19 em 2014.

O jogador está apenas a duas temporadas no Barça B e já é notável o seu valor como líder, sendo uma das grandes pilares da equipe que se desenvolveu bem na terceira divisão. O jovem jogador está na La Masia desde 2006, já conhece o estilo de jogo do Barça e arrisco dizer que está mais adaptado do que Nili ou até mesmo Aleix Vidal. Seria um ótimo momento, caso o empréstimo ocorra de Aleix Vidal, para usufruir de jóias como essa da base, nem que seja apenas por seis meses, como um teste para que ocorra a chance de se tornar uma opção definitiva.