Barcelona goleia o Gijón fora de casa e assume a liderança provisória na Liga Espanhola


Por Renato Kubaszewski 

Com gols de Suárez, Rafinha, Arda Turan e Neymar (duas vezes), os catalães garantiram a vitória por 5-0 e chegaram aos 13 pontos na tabela

Nesta manhã de sábado (24), às 11h, o Barcelona entrou em campo para mais uma rodada da Liga Espanhola, o adversário da vez foi o Sporting Gijón. A partida foi no Estádio El Molinón, em Gijón, pela sexta rodada do campeonato. Mesmo sem Messi que está lesionado e Iniesta que foi poupado, o Barça não teve dificuldades para conseguir sua quarta vitória na liga. Com boa atuação de Neymar com dois gols e Sergi Roberto com duas assistências, o Barcelona goleou o Gijón pelo placar de 5 a 0.

Após o empate de quarta-feira contra o Atleti, o Barcelona entrava em campo precisando da vitória para se manter perto da liderança. Na primeira partida sem Messi, que ficará três semanas fora e também com Iniesta sendo poupado, o Barça enfrentaria o Gijón que já vinha de duas derrotas seguidas. Se os catalães vencessem a partida, assumiriam a liderança provisória da Liga e jogariam a pressão para o Real Madrid, que fora de casa enfrentará o Las Palmas.

Barcelona resiste à forte marcação e abre 2 a 0 no primeiro tempo

O jogo começou bastante equilibrado, o Sporting Gijón mostrou uma postura forte marcando o Barcelona em cima e sem permitir espaços para os Blaugranas jogarem. A marcação do Gijón funcionou bem e não deixava o Barça criar oportunidades de gol, mas aos 29min veio o primeiro erro. Após um erro de passe no meio campo, Arda Turan lançou Suárez por trás dos zagueiros e, com calma, o uruguaio tirou o goleiro da jogada para empurrar a bola no fundo das redes.

Depois de fazer quase 30min de jogo sem erro e jogando de igual com o Barcelona, o Sporting Gijón sofreu um apagão com o gol de Suárez e 3min depois acabou levando o segundo gol no jogo. Aos 32 min, Neymar deu bom passe para Sergi Roberto na ponta direita, o lateral achou Rafinha invadindo a área e cruzou com na medida certa para o brasileiro completar de peixinho. Era o 2 a 0 que colocava o Barcelona em vantagem para o segundo tempo.

Gijón tem jogador expulso e Barcelona abre 5 a 0 com facilidade

Com a vantagem de 2 a 0 construída no primeiro tempo, o Barcelona só teve o trabalho de administrar o placar no segundo tempo. Apesar do domínio de jogo, a equipe de Luis Enrique não criou muitas oportunidades de gols, até que aos 74min de jogo Alberto Lora, capitão do Gijón, recebeu o segundo amarelo após entrada dura em Sergi Roberto e foi expulso do jogo. Com um a mais em campo e a vantagem no placar, os catalães aproveitaram a diferença e começaram a criar mais e os gols saíram.

O terceiro gol saiu com Neymar, aos 81min de jogo. Depois de boa defesa do goleiro e ainda com a bola batendo no travessão, o brasileiro recebeu no rebote e só teve o trabalho de tirar do goleiro e empurrar para as redes marcando o 3 a 0 do jogo.

Aos 85min, foi a vez de Arda Turan balançar as redes. Em mais uma ótima jogada de Sergi Roberto pela direita, o lateral cruzou para Arda Turan que, livre de marcação, só precisou escorar de cabeça para gol. Foi a segunda assistência de Sergi Roberto na partida.

Pouco depois, aos 88min, saiu o quinto e último gol para fechar a goleada, de novo com Neymar. Denis Suárez, que recém havia entrado, deu uma linda assistência em profundidade, o brasileiro tocou de primeira por entre as pernas do goleiro, sacramentando a goleada blaugrana.

Com a vitória de hoje sobre o Sporting Gijón, o Barcelona chegou aos 13 pontos no campeonato, mesmo número do Real Madrid que perde no saldo de gols e ainda joga hoje.

A equipe de Luis Enrique agora viaja para a Alemanha, onde irá enfrentar o Borussia Monchengladbach pela segunda rodada da Champions League. O jogo será na próxima quarta feira (28), às 15h45 (Brasília).