O sucessor de Daniel Alves


  Por THIAGO EUGENIO 

A temporada 2015/16 chegou ao fim, como costumeiramente é, a janela de transferências foi aberta, com isto, era de se esperar que o Barcelona perderia alguns jogadores. A ideia do clube catalão era de não perder nenhum de seus jogadores titulares do elenco principal, algo que acabou vindo por água baixo quando foi anunciado oficialmente a saída de Daniel Alves para a Juventus, o jogador era titular absoluto do time há oito anos.

Saindo a custo zero para a Juventus por causa de sua cláusula de contrato que permitia sair de graça nesta janela, é possível imaginar que o jogador brasileiro planejava há algum tempo sair do clube. O diretor esportivo do Barça Robert Fernández, foi bem claro ao dizer que Aleix Vidal foi contratado para suceder o Daniel Alves.

Foi difícil para o jogador a adaptação dele ao clube, não só por conta de falta de ritmo de jogo por ficar seis meses parados por conta da punição da FIFA, mas sim também pelo fato de ter sofrido uma lesão que o deixou por fora por um mês, justamente na fase decisiva da temporada. Por conta destes problemas a contratação de Aleix Vidal é considerada para alguns torcedores azul-grená como um fracasso total.

O seu majestoso futebol apresentado no Sevilla, seja como ponta ou lateral, não pode ser apagado da história. E é por isso que eu ainda acredito que Vidal possa ser uma ótima opção para lateral do Barcelona, a pré-temporada começa em Julho, alguns jogadores chaves do time estarão de férias por conta de ter participado de competições europeias, como a Eurocopa e a Copa América. Aleix Vidal estará preparado fisicamente para participar como titular dos jogos da pré-temporada pelo Barcelona.

Da mesma forma que Sergi Roberto conseguiu mudar o seu destino no clube na pré-temporada assim poderá acontecer o mesmo com o Aleix Vidal tendo mais oportunidades de entrar em campo como titular. Com isto poderemos julgar melhor qual será o futuro dele no clube, e se ele irá ser o sucessor de Daniel Alves na lateral direita. Uma outra alternativa seria o uso de Sergi Roberto na lateral direita, quando Daniel Alves lesionou-se logo no início da La Liga da temporada passada, Sergi Roberto chamou a responsabilidade para si e jogou na posição do brasileiro, com ele como lateral o Barcelona teria mais criações por ser jogador meio-campista de origem. Sergi Roberto participaria mais de passes, chegaria menos à linha de fundo. Defensivamente, o jovem jogador mostrou-se muita competência ao decorrer na temporada 2015/16.

Por ter mais minutos jogados, maior entrosamento com o time, por ser versátil e ser o “camisa 12” do time, faz com que venha ter uma leve vantagem sobre o seu amigo de clube, Aleix Vidal.

Há rumores na mídia dizendo que o Bellerín, do Arsenal, ou Cancelo, do Valencia, e até mesmo uma troca de Douglas por Mariano, do Sevilla, foi cogitada, mas não acredito que isso irá acontecer. Por fim, Luis Enrique pode provar que seria uma boa hora para fazer sua jogada de mestre colocando Sergi Roberto ou Aleix Vidal na lateral direita.