O Barcelonismo em luto: Johan Cruyff morre aos 68

Um dia triste para o Barcelonismo, o ex-jogador e treinador do FC Barcelona, 68 anos, morreu nesta quinta-feira em Barcelona. Ele lutava havia vários anos contra um câncer de pulmão.

"No dia 24 de março de 2016, Johan Cruyff (68) morreu em paz em Barcelona, rodeado por sua família, após uma longa batalha contra o câncer. É com grande tristeza que nós pedimos para todos respeitarem a privacidade da família nesse tempo de luto", escreveu o site do jogador ao dar a notícia.

O homem que mudou o jogo, e que mudou pra sempre a história do Barcelona, poderá agora descansar em paz. Seu legado jamais será esquecido, e seu nome ecoará pra sempre na história do futebol mundial, gigante Johan.

Johan Cruyff, talvez tenha sido uma das pessoas mais importantes do futebol 'moderno', é considerado por muito um dos melhores jogadores da historia do futebol, mas seu trabalho como treinador marcou o futebol, e principalmente o FC Barcelona.

Talvez não seja exagero dizer que exista um Barcelona antes e pós Cruyff, o clube havia conquistado 41 títulos em 71 anos de historia, e depois da chegada de Johan o clube conquistou 42 títulos em 27 anos.

Pelo Barça, como jogador, Cruyff conquistou apenas 2 títulos; 1 campeonato espanhol e 1 copa do rei, já como treinador foram 11 títulos entre 1988 e 1996, incluindo a primeira Champions League da historia do clube, em 92.

Como jogador, acho que não tem muito o que falar, está ai, todo mundo sabe quem é Cruyff, 3 vezes melhor do mundo, artilheiro do mundo 4 anos, está na lista de melhores jogadores de todos os tempo e vários outros prêmios e troféus individuais, que mesmo que sejam muitos, ainda não são suficientes para a pessoa, para jogador, para treinador, para Cruyff, o homem que mudou o futebol.

Obrigado Johan Cruyff por tudo que você deu ao futebol, e descanse em paz.