Dani Alves falou o que certamente todos queriam falar

Por AFONSO M. 

Nesta sexta-feira (8) o lateral-direito do Barcelona, Daniel Alves publicou uma mensagem em seu instagram criticando a imprensa que da mais importância para polemicas do que o futebol, confira o texto que o jogador publicou na sua conta:

“Realmente, cada dia que se passa da mais vergonha de fazer parte desse esporte, de como nos utilizam, de como jogam com nos. Pensei um dia que deixaríamos cada um a defender suas cores, suas equipes, pensei que se ganha ou se perde, de ir pra casa com raiva e triste por perdemos ou ir pra casa aproveitar, comemorar o que fizemos.

Hoje somos objetos utilizados pela imprensa para que eles se beneficiem, para que eles vendam jornais. Fala-se cada vez menos de futebol, de tática, dos jogadores, dos gols, das defesas, do espetáculo. Que put.. lixo são... #MaisFutebolEMenosLixo."

Essa não é a primeira vez que Dani Alves critica a imprensa, em uma coletiva de imprensa o jogador disse que não iria responder os jornalistas do jornal Marca, de Madri. O jogador tem toda razão em reclamar, principalmente da imprensa de Madri. 

Algumas horas depois de Dani ter postado o texto, o FC Barcelona divulgou um comunicado oficial dizendo que não concorda com as ofensas de Dani Alves, como chamar a imprensa de lixo e put... Acredito que o clube concorda sim, e possivelmente deve ter colocado esse comunicado para manter as aparências ou até mesmo por pressão da imprensa.

Mas certamente essa mensagem de Daniel Alves não foi pra imprensa de forma geral, e sim foi para o programa ‘El Chiringuito’, que, aliás, esteve entre os assuntos mais comentados no Twitter ontem por algumas horas com uma Tag que chamava o programa de lixo; '#ChiringuitoBasura'.

O ‘El Chiringuito’, é um programa de "bate-bola" espanhol, que tem como sua maioria dos apresentadores, jornalistas que torcem para o Real Madrid, e vivem fazendo 'propagando negativa' para o Barça, como por exemplo no último Derby catalão, 90% do programa foi atacando o Barça, falando das provocações de Luis Suárez, da confusão no túnel do vestiário, colocando como se os jogadores do Barça fosse os verdadeiros culpados pelas confusões.


E em nenhum momento o programa citou que o goleiro do Espanyol foi quem iniciou a confusão, com uma cotovelada desleal em Suárez, a provocação quando ele perdeu um gol, também não falou da pisada que o goleiro Pau deu em Messi, que ficou claro que foi proposital e que poderia até ter machucado Messi gravemente, nem dos cânticos da torcida do Espanyol, ofendendo a mulher e filho de Piqué, nem dos gritos racistas do jogo anterior contra Neymar. 

Outro grande exemplo da campanha antibarça que o programa faz fica claro em alguns ‘tweets’ do Twitter oficial do programa, confira:

Vemos aqui dois tweet do programa retratando a mesma situação em ambos; jogadores comemoram dançando. Porém, fica claro que quando foi com o jogador do Barça eles colocaram como provocação, já o outro, bem você pode ver...

Mais uma vez: Um jogador do Real Madrid e do Barcelona fazem a mesma coisa; ambos cobram pênaltis com cavadinha. E novamente duas definições pra mesma ações; O gol de Messi de cavadinha é uma falta de respeito. O gol de Ramos pela seleção é algo maravilhoso. 

E isso são só alguns exemplos, como foi dito anteriormente, o ‘El Chiringuito’ é totalmente um programa marengue, que sempre falam mal do Barcelona. Por isso eu apoio que Dani Alves fale, se defenda e critique, assim como faz Piqué, e acho que todos jogadores deveriam falar, já que o programa não dá o direito de resposta, e acho que nem os jogadores iriam querer ajudar na audiência desse programa, que como o Dani disse, é um lixo de programa.