Neymar: "Sempre foi um sonho jogar no Barça, desde criança."



Via MUNDO DEPORTIVO Traduzido por PAULO MENESES

Antes de aproveitar os 3 dias de folga que Luis Enrique deu para os jogadores, Neymar atendeu ao Mundo Deportivo. Ele falou um pouco dos seus 100 jogos oficiais com o Barça, das vaias do Camp Nou no último jogo da Champions League, da sua renovação e da Bola de Ouro. O craque brasileiro também mandou uma mensagem de união para a torcida barcelonista.

Na ausência de Messi, todos apontam você como o jogador que toma a frente do time. Você assume essa pressão?
Desde pequeno venho assumindo várias responsabilidades. No santos, na seleção... Mas aqui é diferente. Sabemos da nossa responsabilidade, o que temos que fazer em campo, e eu vou fazer o possível para ajudar os meus companheiros.

Te assusta esse desafio?
Nenhum desafio me assusta apesar de saber que é difícil.


Você e Messi parecem ter uma ótima amizade. Como está Leo na sua recuperação?
Leo está bem. É uma lesão delicada porém vejo ele bem e muito contente com a sua recuperação.

No próximo sábado voltarão a jogar no Camp Nou, contra o Rayo Vallecano. Na ultima partida em casa, contra o Leverkusen, escutaram algumas vaias da torcida. Te surpreendeu?
Na verdade, sim. Nós não gostamos quando nos vaiam. Faz parte do futebol, mas ficamos tristes porque tentamos fazer de tudo pra dar aquela vitória ao Barcelona.


O que você tem a dizer para os que vaiaram a partida contra o Bayer Leverkusen?
Que estejam conosco como estiveram na temporada passada. Que sigam acreditando até o último minuto. Se estão conosco, somos muito mais fortes.

Você tá indo pra sua terceira temporada no Barcelona e está entre um dos cinco melhores jogadores escolhidos pela UEFA e está na lista da Bola de Ouro. Como se sente?
Me sinto muito feliz em fazer parte da lista de novo. Espero fazer meu trabalho, ajudar meus companheiros com gols, sabendo o que fazer em campo, seguir em frente.

Ninguém discute que Messi é o grande favorito pra ganhar essa Bola de Ouro. Você vê da mesma forma?
É o grande favorito. Esse ano a Bola de Ouro já está reservada para Messi. Por tudo o que ele fez, ele merece.

Ganhar uma Bola de Ouro enquanto Messi estiver ai pode ser complicado.
Eu espero crescer jogando com Messi, que é o melhor e um ídolo pra mim. Se eu aprender o suficiente com o melhor, um dia talvez eu possa ganhar.

Ainda faltam 3 temporadas de contrato mas já se falam da sua renovação. Você vai renovar com o Barcelona?
Eu estou muito feliz no Barça e em Barcelona. Ainda tenho 3 anos de contrato e esses assuntos meu pai quem toma conta. Minha única preocupação agora é estar focado em ajudar minha equipe e seguir ganhando títulos com o Barcelona.

Contra o Sevilla você completou 100 jogos oficiais pelo Barcelona. O que isso representa pra você?
Representa muito porque sempre foi um sonho jogar pelo Barça. Desde criança eu queria estar aqui e completar tantos jogos por esse time é uma honra.

Desses 100 jogos com o Barcelona, quais foram os mais importantes pra você?
Todos são muito importantes mas eu fico com o jogo contra o Atletico de Madrid (Supercopa da Espanha em 2013) e com a final em Berlin (Champions League), contra a Juventus.

Fica com algum gol importante?
O primeiro que marquei contra o Real Madrid. Era o meu primeiro clássico e eu consegui esse feito. Esse gol ficará pra sempre na minha memória.