La Masia não está acabando




POR AFONSO M.





Você que esta lendo isso, provavelmente é um brasileiro que torce para o Barcelona, e que já deve ter ouvido, principalmente nas ultimas semanas aquele discurso pronto, o discurso que diz: "A La Masia está acabando, não seremos mais o mesmo, o clube que vive da base, o clube que da valor a os jogadores da base, não seremos mais exemplo do futebol da base".

Mas será que é isso mesmo? Ou você está baseando toda uma historia do clube em um período, como foi de 2008 a 2011, onde o time titular quase sempre era com 70% dos jogadores da La Masia, vamos usar como exemplo os time das finais de Champions League:

Em 2008/09, dos 11 titulares, 7 eram da base do Barcelona: Valdes, Piqué, Puyol, Xavi, Iniesta, Messi e Busquets. Entre os 7 reservas, 3 eram da base do Barcelona: Bojan, Muniesa e Pedro.

Em 2010/11, dos 11 titulares, 7 eram da La Masia: Valdes, Piqué, Pedro, Xavi, Iniesta, Messi e Busquets. Entre os 7 reservas, 4 eram da base: Bojan, Puyol, Thiago e Oier.

Bom, com esses 2 exemplos anteriores, da pra ver a valorização que o Barcelona dá a base, e não é apenas isso, olha os nome dos jogadores, não é porque são só da base, são porque eles são bons, ou excelente não é todo dia que vai sair um Iniesta, um Xavi, um Messi, um Piqué, Puyol, Valdes.

O Barça de 2015 não é o mesmo Barça de 2010, mas a diferença não é tão grande, a diferença é apenas de 2 jogadores, o time que entrou em campo na final da Champions League 2014/15 tinha 5 jogadores da La Masia: Messi, Iniesta, Piqué, Busquets e Alba. E no banco: Bartra, Xavi, Pedro e Rafinha.

Mas, e se fomos olhar lá pra traz? Você lembra o time do Barcelona de 2006, onde o presidente era Joan Laporta? Talvez não, mas vou refrescar sua memoria, no time titular da final da Champions, por exemplo só havia 3 jogadores de casa: Valdes, Puyol e Oleguer, e no banco de reservas? 4, Jorquera, Messi, Xavi e Iniesta.

Agora sobre punição da FIFA poderia ter acontecido a qualquer momento, sim foi um erro enorme da gestão do FC Barcelona, mas na minha opinião, poderia ter acontecido a qualquer momento, porque essas irregularidades aconteciam a anos. E não era só no Barcelona que ocorria essas irregularidades, vários outros clubes, como Manchester City, Real Madrid e outros grandes da Europa, mas a FIFA deve ter usado o Barcelona para dar o exemplo, porque é o clube que quando se fala de trabalho de base é referencia.

O Barcelona sempre acreditou na base, o Barcelona sempre vai usar jogadores da base, é uma tradição do clube, talvez algum dia o Barça entrar em campo sem nenhum jogador da base, mas acredito que não será porque a La Masia acabou, porque estão destruindo ela, e sim porque não é sempre que vai sair um grande jogador do nível do Futbol Club Barcelona.