Xavi, uma lenda do Futbol Club Barcelona



Xavier Hernández e Creus, mais conhecido Xavi, uma lenda do Futbol Club Barcelona.
Dono de uma visão de jogo fantástica e de passes extremamente precisos, é considerado por muitos o melhor jogador da historia da seleção Espanhola, e um dos melhores meias do futebol mundial. Foi finalista do prêmio de melhor jogador do mundo pela FIFA em 2009, 2010 e 2011, os dois últimos agora denominados Bola de Ouro da FIFA, devido à junção com o extinto prêmio Ballon d'Or da revista France Football.

Pelo Barcelona, clube que atua desde as categorias de base, venceu oito edições da La Liga, seis Supercopa de Espanha, duas Copa do Rei e três UEFA Champions League, e venceu duas UEFA Super Cup e 2 Mundiais de Clubes.

Xavi disputou 764 partidas pelo Barça até agora, é o jogador com mais jogos na historia do Barcelona, além disso é o jogador com mais títulos na historia do clube, 23 conquistados, e marcou 85 gols e deu 173 assistências.


Predestinado a ser um grande jogador da historia do futebol.


Em 1985, aos 5 anos de idade, Xavi começou a jogar numa escolinha de futebol, e nessa idade é comum que as crianças não tenham noção de posicionamento, portanto correm todos para o ataque, vão aonde a bola está. Só que o menino Xavi ficava parado no meio de campo e os adultos estranhavam esse comportamento. Certo dia seu pai lhe perguntou: "Filho, por que você está aí parado e não vai ao ataque como os outros meninos?", Xavi, com 5 anos de idade, respondeu: "Porque se eu não estiver aqui, a bola não chegará até lá".

Seis anos depois, em 1991, o pai de Xavi, então com 11 anos de idade, resolveu colocá-lo nas categorias de base do Barcelona, e depois de passar por todos times da La Masia estreou no time principal em 1998.

Naquele ano, a evolução de Xavi através das equipes de base chamou a atenção do então técnico do Barça Louis van Gaal, que lhe deu uma chance de estrear pela equipe principal, em 18 de agosto de 1998, na final da Supercopa da Espanha daquele ano, contra o Mallorca. Logo em sua estreia, Xavi marcou seu primeiro gol pelo Barcelona. Em sua primeira temporada como profissional, conquistou seu primeiro título: a La Liga de 1998-99.

Com a sequência de lesões do então titular absoluto Pep Guardiola, que atuava na mesma posição, Xavi passou a atuar cada vez entre os titulares. A cada ano que se passava, ganhava cada vez mais oportunidades e sua evolução técnica era notável. Com a saída de Guardiola em 2001, agora não havia nenhum concorrente de peso para aquele setor do campo, e Xavi se tornou titular absoluto, atuando em quase todas as partidas da La Liga na temporada 2001-02. Se tornou uma peça-chave no meio-de-campo da equipe catalã e garantiu seu espaço na Seleção Espanhola, sendo convocado para a Copa do Mundo de 2002, na Coreia e no Japão, onde conquistou  a Euro em 2008 e 2012 e a Copa do Mundo da FIFA em 2010, Xavi também é o jogador espanhol com mais títulos na historia, até agora são 25, 22 pelo Barcelona e 3 pela seleção. 

Gracias, Xavi.