10 anos de Lionel Messi



Era uma noite de sábado no Estádio Olímpico de Barcelona, então utilizado pelo Espanyol para mandar seus jogos. Era uma noite de clássico, em que a equipe azul e branca duelava com o Barcelona, um primo rico que ainda não vivia seus dias de glória que estavam por vir.

Era 16 de outubro de 2004. Há dez anos, num clássico, no palco máximo do evento que mudou a história de Barcelona, a cidade, um jovem de 17 anos começava a mudar a história do Barcelona, o clube.

Lionel Messi tinha cabelos longos e despenteados, vestia a camisa 30 e entrou no lugar de Deco, aos 37 minutos da etapa final. Uma substituição para o técnico Frank Riijkaard ganhar tempo em um jogo difícil.

O Barcelona venceu por 1 a 0. Messi não brilhou - tentou um par de dribles na defesa adversária, nenhum deles foi adiante.

Mas os poucos instantes de Messi em campo, os minutos que ele ganhava a conta-gotas, já começavam a saciar a curiosidade de muita gente que o acompanhava desde alguns anos antes. Em novembro de 2003, o argentino já havia dado seu primeiro passo com a equipe principal, em um amistoso contra o Porto, na inauguração do Estádio do Dragão.
O consenso entre imprensa e torcedores era de que a explosão do garoto e sua transformação em craque eram questão de tempo.

Mas, depois daquele primeiro jogo oficial, Messi ainda tardaria a brilhar. Oito dias depois, jogaria mais 18 minutos, contra o Osasuna. Depois, amargaria o banco em sete partidas seguidas, até jogar mais 9 minutos, contra o Málaga, em 4 de dezembro. O primeiro jogo como titular seria na Champions League, contra o Shakhtar, no dia 7 do mesmo mês. E o primeiro gol, uma antológica finalização por cobertura após passe de Ronaldinho, só aconteceria em 1o de maio de 2005.

Ainda assim, aquele 16 de outubro de 2004 está na história.

Ali começava, oficialmente, a trajetória de um dos maiores jogadores da história do futebol. Uma história que Messi continua escrevendo a cada dia.




ALGUNS MOMENTOS MARCANTES

Messi fez sua estreia oficial com o Barcelona dia 16 de outubro de 2004 contra o Espanyol.



O primeiro gol oficial de Lionel Messi foi contra o Albacete no Camp Nou, com uma assistência de Ronaldinho gaúcho.



Primeiro Hat-trick de Messi foi contra o Real Madrid, dia 11 de março de 2007.


O golaço de Messi, um dos mais bonitos dos últimos tempos, contra o Getafe foi em 17 de abril de 2007.


Dia 27 de março de 2009, Messi marcava o gol de cabeça no United na final da Champions League.